terça-feira, 27 de novembro de 2012

BH Cidadania Providência comemora Dia da Consciência Negra


O BH Cidadania/CRAS Providência comemorou na última quinta-feira, dia 22, o Dia Mundial da Consciência Negra, com diversas atividades. Roda de conversa, apresentações culturais e artísticas, palestra, oficinas de tranças e exibição de filme. Os alunos da Escola Integrada Cônsul Antônio Cadar fizeram apresentação de capoeira, dança que se confunde com a história do negro no país.


O rapper e poeta Negro Dê palestrou para alunos de escolas municipais e estaduais da localidade. Em sua fala sobre sua trajetória na cultura negra e construção do Hip-Hop, abordou o preconceito, a miscigenação racial, cultura e outros. Ao perguntar para alguns jovens negros a cor da própria pele, responderam pardos. “Uma das coisas que o jovem tem de assumir é a sua opinião própria. O que ele pensa? A partir de quê? De quem?, assim começa o preconceito. Se forma um pensamento  que passa pelo viés das vivências dele, do que ele assiste, e o que realmente ele é levado a pensar”, aborda o palestrante.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 

De acordo com dados do IBGE 2010, nos últimos dez anos, a estrutura da população mudou em termos de cor ou raça, com destaque para uma maior proporção das pessoas que se declaram como pretas e pardas, de 44,7% da população em 2000 para 50,7% em 2010. Destaca-se uma maior concentração de pretos e pardos no Norte e no Nordeste e, no Sudeste e Sul, uma maioria de pessoas da cor branca, o que acompanha os padrões históricos de ocupação do país.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: