quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fórum do Idoso aborda serviços da Defesa Civil Municipal

 
Um conjunto de ações preventivas de socorro assistenciais e  destinadas a evitar ou minimizar os efeitos de desastres, com a função de preservar o moral da população e estabelecer a normalidade social. Este é o conceito de Defesa Civil, abordado pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Alexandre Lucas, durante o Fórum do Idoso, promovido pela Secretaria Regional Norte, através da gerência de Programas Sociais, nesta terça-feira, dia 28.

Os idosos que participaram do evento ficaram entusiasmados com a palestra e solicitaram ao coronel que a apresentação fosse direcionada para os jovens das escolas municipais. “Eles precisam aprender o que foi passado aqui hoje pelo coronel. As pessoas devem colaborar e colocar o lixo na hora certa, caso contrário pode ser levado pela chuva e causar enchentes. Isso ajuda a minimizar o risco de desastres”, disse a idosa Tereza Silva.

Durante a palestra o Coronel Lucas, abordou a gestão de desastres, numa perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar.  “Um desastre é o resultado de evento adverso natural ou provocado pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável causando danos humanos, materiais e ambientais, além de consequências, prejuízos econômicos e pessoais”, aponta. Ele fala ainda que é necessário que as pessoas fiquem atentas aos alertas da Defesa Civil. “É de extrema importância que todos fiquem atentos aos alertas nas redes sociais, TV, Rádio e adotem comportamentos de segurança como ligar para o 199, ao menor sinal de risco”, destaca.

Coronel Alexandre Lucas palestra sobre Defesa Civil
O 199 é um serviço de emergência da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, que você pode acionar de qualquer aparelho de telefone fixo ou celular. Ele é destinado ao atendimento da população nas seguintes situações: emergência, situação anormal provocada por desastre, causando danos superáveis pela comunidade atingida, estado de calamidade pública, situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive a incolumidade e à vida de seus integrantes.

Os desafios da Defesa Civil Municipal após o desastre são abrigar, alimentar, vestir, enterrar pessoas e animais, limpar casas e a cidade, avaliar os danos e reconstruir.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: