segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Moradores definem as obras prioritárias para a Regional Norte


Os moradores da Regional Norte definiram neste sábado, através do Fórum de Prioridades Orçamentárias, do Programa Orçamento Participativo Regional 2013/2014, as 11 obras prioritárias para a localidade. O evento aconteceu no BH Cidadania/Brasilina Maria de Oliveira, Bairro Novo Aarão Reis. Os 155 delegados também escolheram os integrantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforça) 2013/2014. Foram 58 pessoas eleitas.

Para o Secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vidal, o OP demonstra o verdadeiro estado democrático de direito. “Aqui a população aprova as obras de interesse de acordo com as necessidades de cada local”, abordou. Entre as obras escolhidas pela comunidade destacam-se a Cobertura das Quadras das unidades do programa BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, Vila Biquinhas e Zilah Spósito, construção da Academia da Cidade Aarão Reis, reforma e revitalização da Praça Santo Antônio-Primeiro de Maio, e ainda por unanimidade, a escolha da obra  de elaboração de Plano de Regularização  Fundiária e Urbanística- PRU, do Bairro Maria Teresa.



Para a Delegada do Orçamento Participativo Norte, Laurinda Aparecida de Jesus, moradora do Bairro Jardim Felicidade, o OP é uma ferramenta importante, onde a comunidade ajuda a escolher o que é melhor para a região. “Aqui no Bairro nós conquistamos várias obras que ajudaram a melhorar a qualidade de vida da população. Foram demandas de pavimentação, urbanização do córrego fazenda velha e ainda o BH Cidadania Jardim Felicidade, antigo Curumim. Hoje conseguimos mais uma vitória com a construção do Centro de Apoio da Escola Integrada – CAEI” destaca.



Segundo Pablo Thiago, morador do Bairro Aarão Reis, o envolvimento comunitário e da juventude está cada vez mais qualitativo. “A participação do jovem vem crescendo por acreditar nesta ferramenta do povo. O OP é a voz da sociedade. Ele expressa a necessidade dos moradores locais. Só quem vive em determinada área é que sabe o que é melhor para a comunidade”, completa.



O orçamento previsto para a realização das obras na região é de R$ 14.882.400,00. Em dezembro, o prefeito Marcio Lacerda receberá o Plano Regional de Empreendimentos, com o detalhamento das demandas aprovadas.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: