sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escola Florestan Fernandes apresenta trabalhos da Cultura Afro-Brasileira

A Escola Municipal Florestan Fernandes apresenta nesse sábado, dia 24, a Mostra Cultural Afro-Brasileira. A exposição vai mostrar as atividades pelos alunos que abordaram Influência da cultura negra na arte, lendas africanas, personalidades negras e a história do samba. A fauna e a flora também serão representados: animais africanos, frutos e ervas trazidos da África e a realização de uma horta vertical montada pelos alunos, com plantas medicinais vão mostrar a grande influência da cultura africana no Brasil. A diversidade étnico-racial brasileira será apresentada através de caricaturas.

Além da exposição, os alunos do programa Escola Aberta apresentarão o trabalho realizado com a comunidade através de Dança de Rua, Hip Hop e Axé.
Já os integrantes do programa Escola Integrada apresentarão duas intervenções: a peça “A Resistência Negra- Zumbi dos Palmares” e uma dança de capoeira. As cores e texturas africanas serão apresentadas através de um desfile de acessórios afro-brasileiros confeccionados com materiais recicláveis.



Para fechar a Mostra, o grupo Xicas da Silva, grupo de canto e percussão criado a partir do Bloco oficina do Tambolelê, fará uma apresentação.
Referência na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, a escola desenvolve desde 2008 trabalhos com a temática. O evento será realizado das 9 às 12 horas, na Rua Pau Ferro, 360, Solimões.







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: