quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Contrato Interno de Gestão é avaliado na Regional Norte

 
Na última segunda-feira, dia 19, a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional de Saúde promoveu a primeira avaliação do Contrato Interno de Gestão. A atividade foi realizada no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no Bairro Novo Aarão Reis. O contrato é uma proposta de governo e tem como finalidade apontar as necessidades de melhoria de infraestrutura e do processo de trabalho, além de reforçar o apoio entre os pacotes de gestão e o apoio institucional para o enfrentamento dos desafios na busca da otimização do serviço público. O objetivo desse encontro é promover a melhoria dessa pactuação, bem como da corresponsabilização e cogestão dos processos e serviços de saúde. O evento serviu também como planejamento e instrumento de organização dos trabalhos desenvolvidos pelas unidades de saúde da PBH.

Durante a atividade, cada gerente de Centro de Saúde apontou os significados do contrato para o setor, as evoluções e os desafios que serão enfrentados no próximo ano. A maior integração dos funcionários, a organização e a participação da equipe de saúde bucal foram itens que mereceram destaque em relação à evolução. Como desafios foram apontados a necessidade de atualização e monitoramento do cadastro, de estabilidade das equipes nas unidades, de treinamento para enfermeiros, e aquisição de novos equipamentos.

A gerente do Centro de Saúde Aarão Reis, Rosimeire Costa, acredita nos avanços proporcionados pelo CIG. “Superamos o desafio do cadastro, a redivisão das equipes e a melhoria da área física. Temos agora novos desafios através do apoio administrativo e de equipamentos que são necessários”, destacou.

Para Marina Oliveira, gerente Regional de Saúde Norte, a implementação do CIG nas unidades básicas de saúde, inaugura um novo modo de trabalhar. “A partir do contrato os trabalhadores têm mais clareza nas diretrizes institucionais e as ações são mais coerentes com a realidade epidemiológica da área de abrangência do centro de saúde”, disse. Marina destaca ainda a evolução com a implementação do contato interno de gestão. “De modo geral, avalio que avançamos no acesso e na qualidade da assistência, embora reconheça que precisamos avançar ainda mais”, completa.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

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