Na última segunda-feira, dia 19, a
Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional
de Saúde promoveu a primeira avaliação do Contrato Interno de Gestão. A
atividade foi realizada no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no Bairro
Novo Aarão Reis. O contrato é uma proposta de governo e tem como finalidade apontar
as necessidades de melhoria de infraestrutura e do processo de trabalho, além
de reforçar o apoio entre os pacotes de gestão e o apoio institucional para o
enfrentamento dos desafios na busca da otimização do serviço público. O
objetivo desse encontro é promover a melhoria dessa pactuação, bem como da corresponsabilização
e cogestão dos processos e serviços de saúde. O evento serviu também como
planejamento e instrumento de organização dos trabalhos desenvolvidos pelas
unidades de saúde da PBH.
Durante a atividade, cada gerente de
Centro de Saúde apontou os significados do contrato para o setor, as evoluções
e os desafios que serão enfrentados no próximo ano. A maior integração dos funcionários,
a organização e a participação da equipe de saúde bucal foram itens que
mereceram destaque em relação à evolução. Como desafios foram apontados a
necessidade de atualização e monitoramento do cadastro, de estabilidade das
equipes nas unidades, de treinamento para enfermeiros, e aquisição de novos
equipamentos.
A gerente do Centro de Saúde Aarão
Reis, Rosimeire Costa, acredita nos avanços proporcionados pelo CIG. “Superamos
o desafio do cadastro, a redivisão das equipes e a melhoria da área física.
Temos agora novos desafios através do apoio administrativo e de equipamentos
que são necessários”, destacou.
Para Marina Oliveira, gerente
Regional de Saúde Norte, a implementação do CIG nas unidades básicas de saúde,
inaugura um novo modo de trabalhar. “A partir do contrato os trabalhadores têm
mais clareza nas diretrizes institucionais e as ações são mais coerentes com a
realidade epidemiológica da área de abrangência do centro de saúde”, disse.
Marina destaca ainda a evolução com a implementação do contato interno de
gestão. “De modo geral, avalio que avançamos no acesso e na qualidade da
assistência, embora reconheça que precisamos avançar ainda mais”, completa.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
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