quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes tem programação especial no Centro de Saúde MG 20

 
No último dia 14, foi comemorado no Centro de Saúde MG 20, na Regional Norte, o Dia mundial do Diabetes. O intuito é conscientizar as pessoas sobre a doença e o tratamento. Só na área de abrangência da unidade são 240 diabéticos cadastrados que recebem os medicamentos necessários, e também orientações através de cartilhas e do grupo de nutrição e qualidade de vida.

Usuária do Centro de Saúde MG 20, Herdimar Luiza, participou das atividades proporcionadas pela unidade. Fez exame de glicemia, mediu a pressão arterial e participou de palestra. Para ela, o diabético não tem uma vida normal, e por isso é necessário cuidar mais um pouco. “Mesmo cuidando, minha glicose continua alterada. É difícil manter. Gostei da palestra já que aprendi mais sobre os cuidados com a alimentação e como ela influi na glicose. A partir de agora, estarei mais atenta”, disse. Todos os pacientes presentes receberam um questionário para avaliar os riscos de adquirir a doença no prazo de 10 anos.

Para a gerente adjunta do Centro de Saúde MG 20, Cláudia da Silva, a atividade é importante para a conscientização do paciente. “Precisamos fazer com que o diabético tenha uma vida normal. Muitas pessoas possuem a doença e não sabem, o que causa vários problemas. Quanto mais cedo identificar e tratar, mais fácil será a adaptação”, destaca.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais 300 milhões de pessoas no mundo têm a doença. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm Diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O Diabetes tipo 1 e 2, juntos, atingem 10 milhões de pessoas no país.

O Diabetes é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, hormônio com a função de regular a quantidade de glicose no organismo. A característica fundamental é a hiperglicemia (aumento de glicose no sangue). Para controlar a doença é preciso ter um plano alimentar, fazer atividade física regularmente, e quando necessário, usar a medicação prescrita para cada caso.

Os sintomas da doença são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem em longo prazo. Dentre eles destacam-se a sede excessiva, aumento do volume da urina, hábito de urinar à noite, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento do apetite e perda de peso.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: