terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Regional Norte escolhe os Conselheiros Tutelares para o mandato 2013/2015


Mais de 70 profissionais da Secretaria Regional Norte, trabalharam neste domingo, dia 9, nas Eleições para o cargo de Conselheiro Tutelar. A atividade foi coordenada pela gerência de Políticas Sociais, através da gerência de Programas Sociais. Cerca de duas mil pessoas votaram e elegeram cinco membros, que vão acompanhar as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. 

Os candidatos passaram por quatro fases eliminatórias, que incluía análise de currículo, prova teórica, análise de uma banca examinadora (dividida em teste prático de informática e redação), além de um curso preparatório. Durante o período eleitoral oito candidatos disputaram as cinco vagas na regional.

As atribuições dos conselheiros são atender crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono, aplicar medidas de proteção, encaminhar famílias com crianças e adolescentes em situação de risco para programas e serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social executados por organizações governamentais e não governamentais, e requisitar atendimento médico e ou psicológico na rede pública.

Para a Conselheira eleita, Vanda Alexandra da Silva, vai trabalhar em busca de políticas públicas para a juventude. “Os jovens tem muita dificuldade em aceitar o conselho tutelar. Vou trabalhar em conjunto com a juventude, indo de casa em casa, nas ruas e comunidades da regional Norte, com apoio dos líderes comunitários e diretores de escolas com intuito de prevenir as situações de abuso”, destacou.

Coordenadora da Eleição do Conselho tutelar Norte, a gerente de Programas Sociais, Júnia Freitas, aborda sobre o processo da eleição. “Foi tranquilo, apesar dos imprevistos, que de imediato foram solucionados. Durante a semana treinamos e capacitamos os 77 servidores para atender e atuar com clareza e competência, os eleitores da regional Norte”, disse. Na localidade foram seis postos de votação. As Escolas Municipais Acadêmico Vivaldi, Rui da Costa Val, Florestan Fernandes, Hélio Pelegrino, e Maria Silveira, com uma seção cada, e ainda a Secretaria Regional Norte, com duas seções de votação. Compareceram as urnas 1904 pessoas, sendo que 1872 votos foram válidos e outros 32 nulo/branco.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: