quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Centro de saúde promove projeto de videoteca na Regional Norte




“Eu quero trazer cultura e artes cênicas para os Centros de Saúde”. A frase acima pertence a Moises Gonçalves, 32, Gerente do Centro de Saúde MG-20, que com o objetivo de transformar a sala de espera em um local agradável e propício para a difusão de programas de conscientização inovou com o projeto: “Desenvolvimento de videoteca para salas de espera” que leva informação e prevenção para a comunidade da Regional Norte. 

O projeto “Desenvolvimento de videoteca para salas de espera” foi viabilizado pelas discentes de Nutrição Érica Rodrigues, Cristiane Pires e Cintia Soares, estagiarias no Centro de Saúde. Consiste na exibição de vídeos curtos e apresentações sobre a importância da prevenção e promoção da saúde. Segundo Érica Rodrigues, 31, paralelamente a exibição dos vídeos elas abordam os usuários reforçando a importância da prevenção: “Assim como as abordagens às pessoas na sala de espera, acreditamos que a prevenção deve ser um assunto rotineiro a ser tratado no dia a dia e torna-lo assunto diário na sala de espera que é um lugar importante para a conscientização”, afirmou.


Érica Rodrigues destaca ainda que os vídeos abordam diferentes temas, como; Hipertenção, Obesidade Infantil, AIDS, que são pautados pela agenda do Ministério da Saúde ou Organização Mundial da Saúde. A semana do dia 1° de Dezembro é conhecida mundialmente como o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS e a vídeoteca do MG-20 abordou o tema nas suas exibições: “Os vídeos abordaram: A prevenção e formas de transmissão e os mitos em torno do tema, como usar o preservativo e questões de preconceito. Ressaltando a Importância de fazer exames regularmente”, destacou.

O gerente Moises Gonçalves destaca que atualmente 30 estudantes fazem estágio no posto de saúde, onde são incentivados a promover atividades lúdicas e criativas a fim de promover a interação do serviço público com a comunidade como aconteceu no projeto da videoteca: “Quando recebemos essa televisão, pensamos em utiliza-la não apenas para entretenimento, mas principalmente para a formação e informação com a ajuda dos estagiários nasceu à videoteca na sala de recepção”, afirmou.

O Centro de Saúde MG-20 esta localizado no Bairro Ribeiro de Abreu e funciona de segunda a sexta das 7h às 18 horas, com aproximadamente 200 moradores atendidos por dia.
 



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: