quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

39ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança estreia em BH

Um convite para sair da rotina. É assim que a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança apresenta sua extensa programação, com espetáculos diversos que ocupam palcos, ruas, parques e praças de Belo Horizonte. Consolidado como um dos maiores eventos do gênero o festival chega à 39ª edição com o slogan “Viva a Campanha”, reunindo 154 espetáculos, sendo 101 deles adultos, 41 infantis e 12 de dança. Realizado pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, o evento começa nesta quinta-feira, dia 3, e vai até o dia 3 de março. Os ingressos, a preços populares, variam de R$ 5 a R$ 12 e podem ser adquiridos nos postos de venda e nas bilheterias dos teatros. Confira a programação desta quinta-feira e sexta-feira, dias 3 e 4, ao final do texto. A programação até o fim da campanha pode ser vista no site www.sinparc.com.br .

Com o intuito de democratizar o acesso ao teatro e aproximar o público deste universo artístico, a campanha permite que o espectador acompanhe novas e antigas produções locais. Neste ano, por exemplo, 58 espetáculos participam pela primeira vez. Além disso, o evento busca ser um reflexo do que foi o panorama artístico durante todo o ano que passou, o que resulta em uma programação rica em diversidade de gêneros e estilos. A consequência é que esta época se torna a melhor do ano para grande parte dos atores, produtores, diretores e proprietários dos teatros. Na última edição, por exemplo, cerca de 350 mil pessoas apreciaram as peças nos diferentes espaços de exibição.

Abrindo a programação do festival, a comédia “O genro que era nora” diverte o público na Funarte (rua Januária, 68, bairro Floresta), na quinta-feira, dia 3, às 21h. A peça, dirigida por Dirceu Alves, conta a história de um casal que espera que sua filha única se case com um bom partido. A confusão se dá, diante da avaliação criteriosa de seu pai, ao conhecer seus pretendentes. O ingresso custa R$ 8. Entre os espetáculos estreantes, o público poderá conferir a encenação de “Argonautas de um mundo só”, que aborda as relações humanas em uma sociedade cada vez mais virtual. A montagem entra em cartaz na sala multiuso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro), na sexta-feira, dia 4, às 21h, com ingressos a R$ 10.

Para o presidente do Sinparc, Rômulo Duque, não faltarão motivos para que a população participe de forma efetiva da campanha, como aconteceu nas edições anteriores. “A ideia é fazer com que as pessoas deixem a rotina de lado, acrescentando mais arte e cultura às suas vidas”, avalia. Ele também destaca a importância do evento para os mineiros, uma vez que também acontece nas cidades de Ipatinga, Juiz de Fora e Araxá. “Seguimos à risca a proposta do projeto e com isso aproximamos o público do teatro e reafirmamos a força das artes cênicas em Minas Gerais”, completa.

Retrospectiva
Como o projeto da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança complementa a história das artes cênicas em Belo Horizonte, os moradores e visitantes da capital poderão revisitar os melhores momentos desses 39 anos de trajetória. A retrospectiva será contada pela exposição “Campanha de Popularização Teatro e Dança – Fatos e Fotos de um Patrimônio de Belo Horizonte”, que destaca espetáculos e profissionais que fizeram a cultura cênica desta cidade ter o valor que tem hoje. A mostra será aberta no Teatro Marília (avenida Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia) e poderá ser visitada entre o dia 6 de fevereiro e o final da campanha, dia 3 de março.

Projetos especiais
Outra novidade que complementa o festival neste ano são três palestras e o seminário Agenda Criativa, eventos que têm a finalidade de refletir sobre as inúmeras possibilidades do setor artístico. Três palestras serão realizadas na Funarte. Os assuntos envolvem a visibilidade dos empreendimentos culturais nas redes sociais, criatividade e design e, também discute como reinventar o espetáculo e gerir melhor sua marca.
Já a Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Sinparc, realiza o seminário Agenda Criativa, que discute a economia criativa do teatro e da dança. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, a partir das 9h. Para participar de ambos os projetos, os interessados devem fazer a inscrição gratuita pelo site www.sinparc.com.br/projetosespeciais . As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.

Preços dos ingressos
Os bilhetes custam R$ 5, R$ 8, R$ 10 e R$ 12 (preço nos postos de venda para peça adulto, infantil e dança). Nas bilheterias dos teatros os preços são diferentes, conforme cada estabelecimento.

Vendas nos postos de venda do Sinparc:
· Mercado das Flores (avenida Afonso Pena, esquina com rua da Bahia): diariamente, das 9h às 19h.
· FNAC (BH Shopping - 4º andar): Segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos, das 14h às 18h.
· Shopping Cidade (Piso Goitacazes): Segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 18h.
· Shopping Pátio Savassi (Piso L2): Segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos, das 14h às 18h.
Nesses locais, o pagamento deve ser efetuado apenas em dinheiro.

Postos móveis Fiat Sinparc
· Posto Venda Nova (Estacionamento da drogaria Araújo, na rua Padre Pedro Pinto, 824, em Venda Nova): Terças e quartas, das 10h às 18h.
· Posto Contagem (Estacionamento L do Big Shopping): Terças e quartas, das 10h às 18h.
· Posto Alípio de Melo (Estacionamento da drogaria Araújo, na avenida Abílio Machado, 1.831): Quintas, das 10h às 18h.
· Posto Barreiro (Estacionamento da drogaria Araújo na avenida Visconde de Ibituruna, 155): Quinta a sábado, das 10h às 18h.
· Posto Assembleia (Praça da Assembleia, em frente à entrada lateral da Assembleia, próximo às bandeiras): Sextas e domingos, das 10h às 18h.
· Posto Pampulha/Ouro Preto (Estacionamento da drogaria Araújo na rua Conceição do Mato Dentro, 308): Sábados e domingos, das 10h às 18h.
· Posto Santa Luzia (Estacionamento do bar e restaurante Pireco, na rua Davis Dany Viana, 117, em frente à antiga rodoviária): Quartas, das 10 às 17h.
Confira a programação da campanha desta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4


· Comédia
“A Comédia dos defuntos sem cova” – Teatro Colégio Arnaldo (Rua Timbiras, 560, Funcionários), quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, às 21h. R$ 12.
“Absurdo” – Teatro Clube dos Oficiais (Rua Diabase, 200, Prado), sexta-feira, dia 4, às 21h. R$ 12
“Adultérios e outras pequenas traições” – Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho), quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, às 21h. R$ 12.
“Ai, Meu Deus! Sonhei com a empregada e acordei com o genro!” – Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro), sexta-feira, dia 4, às 20h. R$ 12.
“Assunta Brasil! Humor, Música e Poesia” – Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta), quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, às 21h. R$ 12.
“Cada um tem a sogra que merece” - Teatro Colégio Arnaldo (Rua Timbiras, 560, Funcionários), sexta-feira, dia 4, às 21h. R$ 12.
“Casar ou Comprar uma Bicicleta” – Teatro do Crea (Av. Álvares Cabral, 1.600, Santo Agostinho), sexta-feira, dia 4, às 21h. R$ 12.
“Causos de Assombração” – Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro), quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, às 21h. R$ 12
“Meu Tio é... Tia” – Teatro Sagrado Coração de Jesus (Rua dos Inconfidentes, 500, Funcionários), sexta-feira, dia 4, às 21h. R$ 12.
“Na Virada do Sexo” – Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia), sexta-feira, dia 4, às 21h. R$ 12.
“O Genro que era Nora” – Funarte (rua Januária, 68, Floresta), quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, às 21h. R$ 8.

· Tragicomédia
“Palhaços” – Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro), quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, às 21h. R$ 10.

 · Contemporâneo
“Argonautas de um mundo só” – Sala multiuso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro), sexta-feira, dia 4, às 21h. R$ 10.

Mais informações no site www.sinparc.com.br.




FONTE : http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/

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