quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Capacitação reúne gestores do CREAS e Conselho tutelar da Regional Norte

 
Com intuito de capacitar os gestores do Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS, e Conselho Tutelar, e apresentar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI), a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Regional Norte, por meio da Gerência de Políticas Sociais, promoveu nesta terça-feira, dia 29, uma reunião de trabalho. O Secretário Adjunto da Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes participou da atividade.


O PAEFI é um dos Serviços de Proteção Social Especial de média complexidade que compõe o CREAS. De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) existem dois tipos de Proteção Social. Proteção Social Básica e Especial, que compõe a média e alta complexidade. 


O serviço funciona através de orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Ele compreende orientações e ações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, e também na função protetiva das famílias, diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem às situações de risco pessoal e social. Ele está presente nas  nove regionais de Belo Horizonte.


De acordo com a Conselheira Tutelar da Regional Norte, Leilane Alves dos Santos, a reunião é importante para conhecimento e desenvolvimento de parcerias. “Aqui estamos desenvolvendo parcerias. Precisamos conhecer a rede de saúde, educação e toda a rede que envolve a proteção da criança e adolescente. Essa capacitação é fundamental. Aqui vamos tirar um novo rumo de trabalho eficiente para os usuários”, disse.


Para o Coordenador do CREAS Norte, José Ornelas de Oliveira, o intuito da capacitação, é melhorar a comunicação entre o Conselho Tutelar e os técnicos do serviço. “O Conselho tutelar é um dos maiores encaminhadores de casos para o CREAS. Através desse encontro vamos facilitar a interação entre os órgãos", destaca.



No encontro foram abordados o tipo de violação, a porta de entrada de cada serviço, e apresentação dos novos conselheiros eleitos no fim de 2012. Na Regional Norte são cinco Conselheiros Tutelares. A equipe do PAEFI é composta de sete psicólogos, quatro Assistentes Sociais, um pedagogo e três estagiários.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: