terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dia do Quadrinho é festejado com todas as honras em Belo Horizonte


“Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração”. É esse trecho do “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade, a inspiração da 8ª edição do Dia do Quadrinho Nacional, que neste ano homenageia o escritor mineiro. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 30, e no sábado, dia 2, no Centro Cultural Lagoa do Nado (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã, na Pampulha). A proposta é explorar os quadrinhos e sua interação com segmentos artísticos como poesia, grafite, audiovisual e música. Toda a programação é gratuita. Pela primeira vez a edição será realizada em um equipamento público em Belo Horizonte, através da parceria entre as fundações de Cultura e Parques. Essa infraestrutura permitiu a ampliação da comemoração para dois dias, aumentando o número de atrações.

O evento acontece em meio às comemorações do Dia do Quadrinho, festejado em 30 de janeiro, data da primeira publicação brasileira de uma série de quadrinhos, “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, publicada em 1869 no jornal Vida Fluminse, pelo ítalo-brasileiro Ângelo Agostini. A série também está à disposição dos visitantes no Centro Cultural Lagoa do Nado.

A data passou a integrar oficialmente a programação cultural de Belo Horizonte em 2011, apesar de ser comemorada desde 2006. “A proposta era reunir artistas, fãs e amigos em torno de uma mesa de bar para um bate-papo informal sobre quadrinhos. Decidimos que essa era a melhor data por ser o dia em que foi publicada a primeira história em quadrinhos com personagem fixo no país”, afirmou o presidente da Associação Nação HQ, Richardson Santos de Freitas, responsável pela organização. A primeira narrativa brasileira em forma de história em quadrinhos (HQ) conta a vida do jovem Nhô Quim, filho único de família rica, porém honrada (como a própria descrição da história diz), e que se apaixona pela jovem Sinhá Rosa, uma moça com condições financeiras bem diferentes do rapaz. Ao todo, foram publicadas 14 histórias de Nhô Quim, nove desenhadas por Ângelo Agostini e cinco capítulos desenhados por Cândido A. de Faria.
Na quarta, dia 30, o público poderá conferir também a abertura da exposição “Monstros do Rock”, do cartunista Paulo Barbosa, cujos personagens são caricaturas de personalidades do rock mundial e nacional. Entre os trabalhos estão desenhos dos Beatles, do Led Zeppelin, Bono Vox e Ozzy Osbourne, além de artistas do Brasil como Skank e Legião Urbana.

Oficinas

No dia 2, a programação é voltada às oficinas de quadrinhos e exibições de documentários sobre o tema. O primeiro deles, “O Poeta das Sete Faces”, de Paulo Thiago, será exibido às 9h e narra a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade. O público também poderá acompanhar as intervenções com grafite que serão feitas em mesas de plástico que se transformarão em diferentes painéis artísticos. Mas a ideia só será conhecida no dia. “Só na hora mesmo”, disse o grafiteiro Claudinei de Carvalho, o Ploc. “Meu trabalho, desde 1999, é voltado para a arte barroca e vamos fazer algo no sentido de mesclar a história do quadrinho com a poesia”, adianta. No último dia das comemorações festivas também haverá shows musicais das bandas Carter e O Monomotor.

Homenagem

Segundo Richardson Freitas, a homenagem a Carlos Drummond de Andrade partiu do trecho do poema que inspirou os quadrinistas a trabalhar ‘vasto’ no sentido artístico e de localização. “Artístico na convergência dos quadrinhos com outras áreas. Localização, no sentido que nossa intenção sempre foi realizar o evento na região Norte de Belo Horizonte, fazendo com que fãs de quadrinhos se desloquem e conheçam pontos diferentes de cultura dentro da vastidão de nossa cidade”, explica. Ele conta ainda que a inspiração advinda do poema revela também a superação dos obstáculos. “Por muitos anos as HQs foram consideradas gauche dentro do mundo das artes. Essa realidade tem mudado positivamente a cada ano e o evento é nossa contribuição para o reconhecimento e valorização dos quadrinhos como cultura”, salientou, referindo-se ao verso "Vai, Carlos! ser gauche na vida”. Em um significado literal gauche quer dizer tímido ou sem muita aptidão.

Pioneirismo

Desde 2011 o Dia dos Quadrinhos é comemorado de forma oficial em BH, que por meio da lei 10.071, de 12 de janeiro de 2011, instituiu a data no calendário municipal. Belo Horizonte foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer o movimento cultural e estabelecer oficialmente a data comemorativa em seu calendário. O 8º Dia do Quadrinho Nacional tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Parques e da Fundação Municipal de Cultura, além do Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Rede de Amigos da Lagoa do Nado.


FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município

Nenhum comentário: