quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeitura abre inscrições para mais de 2 mil vagas de estágio


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Programa de Desenvolvimento do Estágio (PDEE), abriu no início deste mês inscrições para mais de 2 mil vagas de estágio em diversas áreas do executivo municipal. O PDEE recebe inscrições de estudantes do ensino médio ou superior, educação profissional ou especial e alunos dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se inscrever, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos, residir em Belo Horizonte, estar regularmente matriculado e ser frequente em sua instituição de ensino.

Todos os candidatos que se inscreveram para vagas de estágio na PBH nos anos anteriores e ainda não foram convocados devem realizar a inscrição novamente. O estágio possui duração máxima de dois anos, durante os quais os estudantes em estágio não obrigatório recebem bolsa de complementação educacional. Além da bolsa no valor de R$ 420 para ensino superior e de R$ 370 para os ensinos médio e técnico, é concedido auxílio transporte pago por meio do cartão BHBus e recesso de 30 dias, quando o estágio for igual ou superior a um ano. A jornada de estágio é de quatro horas diárias, em um total de 20 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas somente pela internet, no site da PBH, www.pbh.gov.br. No menu à esquerda da página principal do portal da Prefeitura, abaixo do item “Acesso Rápido”, existe a opção “Estágios”, por meio da qual um link direciona o interessado para a página onde a inscrição deve ser realizada. O cadastro só será efetivado após o preenchimento completo da ficha e o fornecimento, pelo sistema, do número de inscrição na Prefeitura, que é enviado para o endereço de e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição.

As vagas de estágio oferecidas pela Prefeitura abrangem diversas áreas da administração municipal, mas a maior demanda é por estagiários de nível médio. No caso de nível superior, o maior número de vagas destina-se às áreas de Educação Física, Arquitetura, Engenharia Civil, Serviço Social, Administração, Direito, Psicologia e Comunicação Social. O cadastro não garante acesso automático às vagas de estágio, mas insere todos os estudantes inscritos em um quadro de reservas, por meio do qual os candidatos são convocados conforme a necessidade da administração municipal. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail estagio@pbh.gov.br .

Estudantes de famílias beneficiárias dos programas Bolsa Família e Bolsa Escola Municipal, bem como os beneficiários de bolsas de estudos parciais ou integrais concedidas pelo ProUni, Financiamento Estudantil (Fies), programas para alunos carentes da Fump/UFMG, além de usuários de programas, benefícios e serviços executados pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, terão preferência no acesso às vagas de estágio. Para ter direito ao benefício, é fundamental que o candidato informe o programa ao qual está vinculado no ato da inscrição.
Formação profissional e cidadã

O programa de estágio da Prefeitura tem o objetivo de proporcionar a formação do educando, mediante a aprendizagem de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, possibilitando seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. Além disso, o estagiário tem a possibilidade de conviver em um ambiente profissional diariamente, o que contribui para melhor preparação do estudante para o mercado de trabalho.

O secretário municipal adjunto de Recursos Humanos, Gleison Pereira de Souza, ressaltou a importância do Programa de Desenvolvimento do Estágio, destacando os benefícios para os estudantes da capital. “Alunos de diversos níveis de ensino têm a oportunidade de se inserirem, ainda em fase escolar, no mercado de trabalho, convivendo com profissionais já estabelecidos, aperfeiçoando as tarefas executadas e garantindo experiência na área escolhida”, reiterou.
 

FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: