quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SLU limpa bocas de lobo e previne alagamentos



Em 2012, os garis da Superintendência de Limpeza urbana (SLU) realizaram 467 mil limpezas em bocas de lobo, retirando delas cerca de 4.400 toneladas de lixo. O trabalho, feito ao longo do ano, ameniza os transtornos causados na cidade na época das chuvas, uma vez que bocas de lobo obstruídas provocam alagamentos.

De acordo com o chefe do Departamento de Limpeza da SLU, Wilian Costa Pereira, pelo menos a cada dois meses todas as bocas de lobo da cidade são limpas. “No período que antecede as chuvas, aumentamos estas limpezas e quando chove há uma intensificação ainda maior do serviço”, garante. Ele explica que a frequência de limpeza durante a temporada de chuvas pode chegar a mais de uma vez por semana em alguns locais, como na área central, onde o movimento de pedestres é maior, e nas áreas mais baixas da cidade, locais que ficam mais sujeitos a alagamentos.

Segundo Wilian Pereira, os lixos mais comuns retirados das bocas de lobo são embalagens de lanche, garrafas e copos plásticos. “Muitas pessoas ignoram as lixeiras e jogam estes resíduos nas ruas, que acabam sendo levados para dentro das bocas de lobo”, lamenta. Hoje Belo Horizonte conta com 10.500 cestos de lixo. A SLU atualmente está instalando novos cestos e a expectativa é que a cidade tenha 20 mil lixeiras em 2014.
Para limpar as bocas de lobo, são gastos aproximadamente R$ 300 mil por mês. O serviço é executado por uma equipe de 61 garis. Para Wilian Pereira, se a população colaborasse mais com a manutenção da limpeza, este dinheiro poderia ser investido pela Prefeitura em outras ações na cidade, uma vez que a quantidade de sujeira a ser retirada das bocas de lobo iria diminuir bastante. “Os resíduos seriam basicamente folhas que caem das árvores, e não seriam muitas, pois boa parte delas é retirada das vias durante a varrição”, disse.

O chefe do Departamento de Limpeza da SLU, Wilian Pereira, afirma que a população tem muito a colaborar com a limpeza da cidade. “Com atitudes fáceis de serem colocadas em prática no dia a dia, a população pode ajudar muito”, garante.

Confira algumas das dicas abaixo

• Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes
• Respeite os dias e horários de exposição do lixo para colet. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.
• Embale corretamente seu lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas.


FONTE : Assessoria de Comunicação Socialdo Município - ASCOM

Nenhum comentário: