terça-feira, 5 de março de 2013

Centro Cultural São Bernardo, um espaço aberto para a comunidade


A mobilização da comunidade marcou o início das atividades do Centro Cultural São Bernardo (rua Edna Quintel, 320, bairro São Bernardo), que possui um espaço reservado para a música e para diversas outras ações. Inaugurado em dezembro de 1994, o centro foi aberto depois de várias discussões, eventos culturais, oficinas e reuniões entre representantes da comunidade e do município. Integrado à Fundação Municipal de Cultura (FMC) desde 2005, o centro desenvolve ações dentro dos programas de formação cultural, valorização do patrimônio e identidades culturais, difusão cultural e incentivo à leitura, se constituindo em um espaço de diálogo e circulação de cultura.

O centro abre espaço para o ensaio de grupos musicais de estilos diversos, com agendamento prévio. A sala está sendo utilizada por bandas fixas, como a banda de rap Verdade Seja Dita, e continua aberta ao agendamento de outras bandas. Nas últimas terças-feiras do mês, o Centro Cultural São Bernardo sedia ensaios musicais de artistas autorais de diferentes estilos.

Os marcantes grafites da área externa do local, que chamam a atenção dos passantes, são renovados pelo evento anual de rap Atitude e Consciência Norte, que reúne música, dança e grafitagem. A área do centro, que tem 700 m2, também já foi utilizada para eventos como a reunião anual de bandas Periférico Rock ou a Mostra de Clipes Independentes.

Uma atividade que surgiu do entrosamento dos frequentadores do centro cultural foi o grupo Rosas de São Bernardo, que apresenta canções folclóricas e cantigas de roda. Ieda Carvalho começou a frequentar o centro cultural há 4 anos, quando estava depressiva e com problemas de saúde. Ao final de dois projetos, começou a reunir os colegas para recitar poesias e cantar canções, o que deu início ao grupo. “Me descobri compositora, e a arte mudou a minha vida. Hoje sou uma pessoa feliz, Graças a Deus”, contou.

Oficinas

O Centro Cultural São Bernardo tem oferecido, através do programa Arena da Cultura, da FMC, oficinas em módulos sobre temas como música e artes visuais, à tarde e à noite, com o mínimo de 20 alunos. Outra oficina deste programa é a de Brinquedos e Brincadeiras, que resgata brincadeiras de rodas, músicas populares, voltada para todas as idades.
Marcílio Miguel Oliveira, técnico em transportes e trânsito, participou da oficina de iniciação musical. Ele explica que as oficinas trabalham com teoria musical, além de aulas práticas com instrumentos como violão, teclado e instrumentos de percussão. Marcílio faz parte de uma banda de rock, a Versão 8.0.5, e acredita que o curso tem contribuído para sua formação “É sempre interessante estar atualizando os conhecimentos”, comenta.
As instalações internas do centro incluem uma sala com capacidade para 80 lugares e equipamento de som e biblioteca com cerca de 8 mil exemplares (de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h). Sala de oficinas e telecentro são as outras instalações do local, abertas de terça a sexta, das 9h às 17h.

Centro Cultural São Bernardo

Endereço: Rua Edna Quintel, 320, bairro São Bernardo
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
Telefone: 3277-7416
Email: ccsb@pbh.gov.br


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: