terça-feira, 26 de março de 2013

Participação de BH nas Olimpíadas de 2016 começa a ser definida



Iniciaram no dia 25 de março em Belo Horizonte as primeiras discussões sobre o envolvimento da capital nos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. BH faz parte, ao lado de São Paulo, Salvador e Brasília, a lista de cidades co-anfitriãs, que vão receber jogos femininos e masculinos de futebol. O prefeito Marcio Lacerda se reuniu na sede da Prefeitura, no Centro, com o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, e com representantes de pastas municipais relacionadas ao tema, como o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Miranda, o presidente da Belotur, Mauro Werkema e a coordenadora do Comitê Executivo Municipal das Copas, Flávia Rohlfs, além do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas de Oliveira e do secretário de Segurança Urbana e Patrimonial, Hélio Santos Júnior. Foram colocados em pauta temas relacionados à infraestrutura e aos serviços vitais para a realização do evento na cidade, com o objetivo de cumprir compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para as Olimpíadas.

“Em relação aos jogos de futebol em Belo Horizonte, a infraestrutura básica e os centros de treinamento já serão testados na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. Existe uma série de exigências que teremos que observar e nós, certamente, estaremos bem preparados”, afirmou o prefeito. O presidente da APO salientou o motivo pelo qual a capital mineira integra o circuito dos Jogos, o fato de as competições masculina e feminina de futebol serem disputadas em um prazo superior ao das Olimpíadas. Marcio Fortes ficou satisfeito com as primeiras impressõe. “Belo Horizonte será uma grande sede para esses jogos”, concluiu.

Segundo a APO, nas Olimpíadas 2016 o país receberá mais de 200 delegações, cerca de 11 mil atletas olímpicos, 4,5 mil paralímpicos, 40 mil jornalistas e 70 mil voluntários. Durante os dias de jogos na capital parte desse fluxo de pessoas se instalará em Belo Horizonte. APO

A Autoridade Pública Olímpica é um consórcio público interfederativo formado pelo Governo Federal, o Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro. A criação da APO é uma das garantias oferecidas pelo Brasil ao Comitê Olímpico Internacional durante a candidatura da cidade do Rio para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O objetivo, entre outros, é a coordenação de ações governamentais para o planejamento e a entrega das obras e dos serviços necessários à realização dos jogos. 


FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: