terça-feira, 26 de março de 2013

Regional Norte realiza ação de combate a Tuberculose



 
Uma doença silenciosa, que pode matar, tem ligação com a baixa imunidade e por isso crianças e adolescentes estão mais sujeitos a desenvolvê-la. A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta, principalmente, os pulmões, rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, e etc. Com intuito de evitar o contágio e principalmente o abandono ao tratamento, a Secretaria Regional Norte, através da gerência de Atenção à Saúde, e Comitê de enfrentamento a tuberculose distrital, realizou na última sexta-feira, dia 22, trabalho de conscientização nas Estações Waldomiro Lobo (Guarani), Floramar e Vilarinho (Juliana). A atividade faz parte da comemoração do Dia Mundial da Tuberculose. 

Usuários do Metrô receberam informações sobre a doença
Para a Referência Técnica de Saúde Norte, Lorena Antonini, um dos principais problemas da doença, é que o índice de abandono no tratamento ainda é alto. O intuito é conseguir que a população conheça a doença e busque tratamento. “A detecção mais rápida ajuda que a doença não seja transmitida para outras pessoas”, destaca.

A transmissão da doença é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. A Tuberculose pode ser transmitida através da tosse,espirro,fala, canto, ou respiração de pessoas que estejam com o vírus.

O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios. O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral.

 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: