quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia Mundial da Água é comemorado com diversas atividades em Escola Municipal




Em comemoração ao dia Mundial da Água, a Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, na Região Norte, organizou na última sexta-feira, dia 22, uma atividade pedagógica. A inauguração da fonte natural através do Projeto Educacional Circuito da Água que faz parte do Circuito Cultural e Científico da unidade. O encontro reuniu cerca de 600 alunos da escola integrada, infantil, UMEI, e Ensino Fundamental, além de pais e professores da unidade.

De acordo com a acompanhante pedagógica, Vanessa Braga, o intuito é fazer com que a aprendizagem seja significativa para os alunos. “Isso vai trazer várias formas de conhecimento e integração de toda a comunidade escolar”, afirma. O projeto é uma ideia do diretor Manoel Pantuzzo. Ele identificou que ao lado da escola em um condomínio de prédios, existe uma fonte natural de água. Essa água foi canalizada e utilizada para execução de várias atividades na área escolar.

No Circuito Científico e Cultural da escola são realizadas diversas ações de sustentabilidade como a utilização de pneus e tambores velhos para fazer pias, latas de lixo e muros de arrimo. Latas velhas e garrafas pet são usadas como elementos de decoração e vasos de flores. Vários conceitos trabalhados com os alunos nas salas de aula são utilizados no Espaço de Preservação da Flora onde existem samambaias, orquídeas e cactos, nos vários tipos de horta (vertical, horizontal, diagonal e hidropônica), e ainda na produção de adubo orgânico, utilizado nas hortas, no pomar, no bosque e em todos os jardins.

Segundo o diretor Pantuzzo, o objetivo é educar as pessoas para o presente, visando o futuro. “Todos os nossos projetos são feitos e voltados para sustentabilidade. Precisamos evitar que os materiais se tornem lixo, e aproveitar melhor os recursos naturais. Assim ensinamos os alunos a descobrirem o potencial que tem em volta deles. É um projeto importante de educação ambiental”, destaca.

A atividade contou ainda com apresentações artísticas de música, dança, teatro e fantasias feitas pelos alunos.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: