segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fórum de Atenção a Criança e ao Adolescente debate Rede de Proteção




Com intuito de valorizar e intensificar redes públicas e sociais de atendimento integral à criança e ao adolescente, a Prefeitura através da Secretaria Regional Norte, por meio das gerências de Políticas Sociais,Saúde, Educação e Comissão Operativa Local- COL, realizou na última quinta-feira, dia 25, o Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente.


O tema de debate proposto pela Coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente da SMSA, Núbia Cruz, aborda: “Como construir uma rede de proteção à criança e ao adolescente”. Núbia aponta a importância de um bom trabalho de assistência que incluiu o atendimento a tempo, acolhimento humanizado, definir as funções dos funcionários com responsabilidades e competências, vigilância, coordenação de projetos terapêuticos, vagas em abrigos e UMEIS para as vítimas de abuso psicológico,sexual e físico, e a notificação de todos os casos.


Para a Coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente da SMSA, Núbia Cruz, a melhor forma de identificar que uma criança/adolescente foi abusada seja fisicamente, psicologicamente ou sexualmente é uma escuta cuidadosa, desprovida de preconceitos e valores. “Assim você de fato consegue entender o que está acontecendo. Muitas vezes a violência não deixa marcas. É importante valorizar as informações trazidas pelas crianças”, destaca.


O Fórum de Atenção à Criança e Adolescente é um espaço de discussão e formação que busca fortalecer o trabalho em rede e de forma integrada. Nestes encontros, reúnem-se diversos profissionais e agentes sociais que atuam no atendimento à criança e ao adolescente, tais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, professores, gestores, integrantes de ONGs, lideranças comunitárias, entre outros.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: