quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fórum da Terceira Idade da Regional Norte elege representante para o Conselho Municipal




 
A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência de Programas Sociais, promoveu nessa quarta-feira, dia 29, na sede da Regional (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), mais uma atividade do Fórum da Terceira Idade. O encontro  teve como tema a eleição para o Conselho Municipal do Idoso e reuniu cerca de 50 pessoas dos grupos de terceira idade da região. Em homenagem às mães, o Grupo Sol Maior, do bairro Heliópolis, fez uma apresentação teatral com a esquete Mães.


O secretário adjunto Sérgio Miranda participou dos trabalhos e falou sobre as conquistas dos idosos nos últimos anos. “O idoso era tratado como um subproduto da sociedade, e as pessoas se esqueciam de que eles devem ser tratados com respeito e dignidade. Aqui estamos resgatando os direitos do idoso, onde eles apresentam propostas de melhorias para o transporte, saúde, lazer, respeito e outros”, destacou.


Willian de Sá
Durante o encontro, Willian de Sá foi eleito representante da Regional Norte no Conselho Municipal do Idoso, e Ana Cordeiro foi eleita como suplente. Willian de Sá abordou a importância da condução dos trabalhos no Conselho. “O papel do conselheiro é levar e trazer a informação do fórum para o conselho e vice-versa. Vou fazer o melhor trabalho possível. Aqui aprendi a respeitar aqueles que são “jovens há mais tempo”. É importante construir e manter a chama da Regional acesa”, concluiu.


As principais funções do conselheiro municipal do idoso são zelar pela efetiva participação popular, fazer proposições, com vistas a aperfeiçoar a legislação municipal referente à política de atendimento ao idoso, promover campanhas de formação da opinião pública em relação aos direitos assegurados ao idoso. O conselheiro também deve avaliar e fiscalizar, por meio de acompanhamento, o repasse e aplicação dos recursos aos programas de atendimento ao idoso, oriundos de qualquer nível governamental ou entidade, sugerir o local para instalação dos centros de lazer e de amparo ao idoso no Município, promover a criação de cursos de alfabetização e oficinas de cultura destinada ao idoso, entre outras.
Grupo Sol Maior apresenta esquete em homenagem às mães
 O Fórum da Terceira Idade, da Secretaria Regional Norte, acontece sempre na última quarta-feira de cada mês, das 9 às 12 horas, e tem o intuito de promover a cultura, educação e saúde, além de discutir e apresentar aos órgãos responsáveis as principais necessidades da classe.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: