segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pré-Conferência da Juventude da Regional Norte debate a construção de novas políticas públicas para a classe



Cerca de 150 jovens acordaram cedo na manhã do último sábado, dia 11, para exercer a cidadania e construírem novas politicas públicas de juventude. Eles participaram da Pré-Conferência da Juventude da Regional Norte, realizada na Escola Municipal Hélio Pelegrino. A atividade teve como tema: “Jovem, sua voz pode fazer a diferença”. O Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, e o Gerente do Centro de Referência da Juventude, Gelson Leite, conduziram as atividades.

Belo Horizonte possui cerca de 632 mil jovens, o que corresponde  a 26,6% da população, segundo dados do IBGE 2010. A Regional Norte é a que possui o menor índice de jovens segundo grupos etários. Apenas 9,04% das pessoas têm entre 15 e 29 anos. No encontro, os jovens foram divididos em grupos com cinco eixos temáticos de discussão: cultura, direitos humanos, educação, qualidade de vida e trabalho e renda. Cada grupo levantou cinco propostas que serão debatidas na Conferência Municipal da Juventude que acontece nos dias 7 e 8 de junho com a presença de 10 delegados eleitos na Regional Norte.

Cristina Kelly - Estudante
Para a estudante da Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, Cristina Kelly, 14, a Pré-Conferência é de extrema importância para classe. “Acho muito interessante este debate. Aqui podemos discutir e expor nossas opiniões sobre o futuro dos jovens. Infelizmente vejo muitos dos jovens envolvidos em drogas e prostituição. O governo pode disponibilizar mais oficinas de esportes e cultura”, abordou.

De acordo com o Gerente do Centro de Referência da Juventude, Gelson A.Leite, afirma o que será feito a partir das Pré-Conferências Regionais. “Vamos analisar as demandas e estudar juntamente aos órgãos responsáveis  para que sejam efetivas as ações. Aqui é o  espaço  de participação democrática de direito, onde vamos cosntruir políticas públicas de interesse dos jovens”, destaca.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: