terça-feira, 14 de maio de 2013

CRAS Providência promove qualificação profissional, cidadania e renda



A Prefeitura de Belo Horizonte através do Centro de Referência em Assistência Social/CRAS Providência na Região Norte (Rua Arantina, 375, Minaslândia, 3277.6635) realizou na última quinta-feira, dia 9, a formação dos alunos dos cursos de salgadeiro e confeiteiro doceiro. A atividade faz parte do Programa de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda tem como principal objetivo promover o trabalho, a educação e o desenvolvimento mediante ações que contribuam para a inclusão e a permanência do cidadão no mundo do trabalho. Este programa visa à integração plena entre todas as ações desenvolvidas pelos órgãos da administração municipal voltadas à qualificação social e profissional, à geração de renda e ao encaminhamento para o mercado de trabalho.

Através do Programa, são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos para jovens, a partir de 16 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio. Entre os cursos oferecidos destacam-se informática, assistente administrativo, cabelereiro, limpeza de pele, confeiteiros, doceiros, montagem e decoração, depilação e estética facial. 

Para o responsável técnico e coordenador dos cursos do Centro de Qualificação Providência, Tarcísio Francisco, o serviço é oferecido aos beneficiários das políticas sociais do município e pessoas da comunidade.  “Porém, os cursos não se limitam ao atendimento somente das pessoas da comunidade porque oferecemos vale-transporte para atender qualquer pessoa de qualquer parte do município. O que direciona é o interesse do aluno em um curso que ele queira”, disse. O curso de qualificação profissional oferece ainda material, lanche e vale-transporte se necessário.
 

De acordo com Vivian Silva da Cruz, 23, moradora do Bairro Guarani, e formanda no curso básico de confeiteira, há três anos trabalhava só com bombons, doces e brigadeiros. “Encontrei aqui uma oportunidade para aprender a fazer bolo, atender a necessidade do mercado e aperfeiçoar o próprio negócio”, destaca.

Maria José Avelino, 46, é professora no programa há quase há três anos. Segundo ela, cerca de 50% dos ex-alunos já estão no mercado de trabalho. “Sei que é uma sementinha que estou lançando e torço muito para que elas frutifiquem e reproduzam muito mais. Meu desejo é que eles me superem porque a obra tem que continuar”, comenta.  

Para participar dos Cursos de Qualificação Profissional oferecidos pela PBH é necessário: Ser morador de Belo Horizonte, possuir no mínimo 16 anos completos e ser cadastrado em algum dos postos municipais do SINE. Os interessados devem comparecer ao SINE com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Endereço, Carteira de Trabalho e PIS/PASEP/NIS/NIT.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: