sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mutirão da cidadania leva mais de 100 serviços à região Norte de BH




Ação Global deste ano, que acontece no sábado, dia 18, na via 240, contempla ações especiais direcionadas às mulheres. São esperados 80 mil atendimentos gratuitos



    Emissão de documentos, orientação jurídica, encaminhamentos para vagas de emprego. Testagem e informações de doenças que acometem grande parte da população. Apresentações culturais, ações recreativas e até mesmo a possibilidade de ter garantido o nome do pai na certidão de nascimento. Essas são oportunidades que integram a programação da 20ª edição do projeto Ação Global, que será realizado neste sábado, dia 18, ao longo da avenida Risoleta Neves, mais conhecida como via 240, no bairro Aarão Reis, região Norte da capital. Pela primeira vez o evento terá enfoque específico com atividades dedicadas ao público feminino. A ação começa às 9h e vai até às 16h, e todos os serviços oferecidos são gratuitos, com a expectativa de realizar 80 mil atendimentos.

    Como novidade, o Ação Global mantém enfoque em atividades voltadas às mulheres, como exames de mamografia, corte de cabelo, atendimento às vítimas de violência doméstica, oficina de customização de camisetas, entre outras. Segundo os organizadores, a proposta visa mobilizar para aumentar a consciência da população sobre os direitos femininos. No dia 18 de maio, inclusive, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. “Apoiamos o Ação Global por ser um projeto de grande alcance e relevância social. É também mais uma oportunidade para divulgarmos canais de denúncia”, disse a secretária municipal de Políticas Sociais Gláucia Brandão. Atualmente, existem 552 casos de violação sexual sendo atendidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos nos nove Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da capital e o engajamento, ainda segundo a secretária, é fundamental para combater crimes dessa natureza.

    Atividades tradicionais, voltadas ao público em geral, continuam sendo realizadas normalmente. Serão emitidas carteira de identidade para maiores de 16 anos e de primeira via do CPF, inclusive para crianças, além de abordagens sobre saúde bucal, oficina de elaboração de currículo e entrevista de emprego, com encaminhamentos a vagas de emprego, entre outros serviços. O evento conta com a participação de cerca de 30 mil voluntários, entre servidores públicos, instituições privadas, ONGs locais e profissionais da Rede Globo.

Durante a iniciativa acontecem ainda aferição de pressão arterial, rua de lazer, cantinho de leitura, troca de livros e mais de 20 apresentações culturais. No local funcionará também um Centro de Reconhecimento de Paternidade. Em casos de necessidade poderão ser agendados exames de DNA. A orientação é para que os participantes do evento levem documentos pessoais e comprovante de residência. 

    O evento é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), e da TV Globo e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Norte e da Secretaria Municipal de Políticas Sociais. Outras 27 cidades brasileiras também recebem o Ação Global no próximo sábado.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-4151/3277-7458


Ação Global
Data:
18 de maio (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local: Avenida Risoleta Neves (Via 240), bairro Aarão Reis, Belo Horizonte



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: