quinta-feira, 23 de maio de 2013

Programa Maior Cuidado promove reunião semestral de avaliação



O BH Cidadania/CRAS Zilah Spósito, (Rua Coquilhos,75, Zilah Spósito), na regional Norte, promoveu na última semana, reunião de avaliação do Programa Maior Cuidado. A atividade contou com a presença de profissionais de Saúde, Assistência Social e familiares das pessoas atendidas pelo projeto. O Programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, e tem como objetivo promover ações de proteção e segurança para a pessoa idosa.

Fazem parte dessa iniciativa dois projetos, o Domicílio Seguro para a Pessoa Idosa e o Cuidador de Idosos, ambos integrantes do projeto sustentador Programa de Atenção ao Idoso, que faz parte do BH Metas e Resultados. Rosana de Fátima Coelho, Coordenadora do BH Cidadania/ CRAS Zilah Spósito, afirma o intuito do encontro. “O objetivo dessa reunião é socioeducativo, e mostrar aos familiares dos idosos as funções de cada um. Ou seja, o que o cuidador deve fazer e o que cabe à família fazer. Atendemos os idosos que são encaminhados pelos Centros de Saúde, pela comunidade e pelo próprio CRAS, porém existe uma lista de vulnerabilidade a qual analisamos qual idoso precisa mais dos cuidados”, conclui.

Através do programa, o idoso é acompanhado por um cuidador social, de segunda a sexta-feira, no período parcial de 4h, de acordo com o seu estado clínico e social.O profissional o auxilia nas mais variadas atividades, como alimentação, banho e recreação. O objetivo é prevenir situações de risco, exclusão e isolamento. Na regional são 26 cuidadores que atendem 48 idosos com necessidades clínicas, sociais e de grau de dependência funcional.

Esther dos Santos
Para a técnica do Programa Maior Cuidado, Cíntia Almeida, a reunião é extremamente importante. “Aqui podemos escutar as famílias além de expor os critérios do programa. É um trabalho em conjunto. A reunião é para afinar as relações e mostrar para as famílias que elas não estão sozinhas”, disse. Além da reunião, a Técnica Cintia Almeida sempre visita as casas dos idosos para avaliar e aprimorar as relações.

“De acordo com Esther dos Santos, o programa ajuda muito a família.” Meus pais amam o cuidador Nilson. Tem cinco meses que estamos nessa rotina e eu gosto tanto de cuidar deles e do trabalho do Nilson, que pretendo fazer um curso de cuidador de idosos”, aborda.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: