sexta-feira, 24 de maio de 2013

Projeto Guernica oferece diversão e cultura para jovens da Regional Norte



Jovens de 13 a 17 anos se reúnem toda quinta-feira, no BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira, na regional Norte (Av.Risoleta Neves 347, Novo Aarão Reis), com intuito de aprender um pouco mais sobre a arte e cultura. Eles participam das atividades do Projeto Guernica, desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Direitos da Cidadania, em parceria com a Associação Municipal de Assistência Social – AMAS e firmou-se como um espaço permanente de estudo e pesquisa sobre a pichação e o grafite em Belo Horizonte.


O Guernica é um programa de educação ambiental e patrimonial, que pretende dar sua contribuição para a diminuição dos atos de depredação e vandalismo contra a paisagem urbana e o patrimônio público, melhorando a qualidade de vida de todos os moradores da cidade. Para o coordenador do projeto, o ilustrador, grafiteiro e desenhista, Emerson Silva (Uera), o mais importante é a vivência que os jovens adquirem através das atividades desenvolvidas através da arte. “Quando fazemos passeios para museus, e outros locais, além da arte, os jovens conhecem o que a cidade oferece de melhor. Alguns alunos transformam a arte que aprenderam através do projeto, em uma oportunidade de trabalho e geração de renda. Isso tudo desenvolve neles o interesse pela arte, terapia e sensibilidade, e o desenvolvimento humano”, disse.
 

Fernanda de Souza
O projeto é dividido em quatro eixos; reuniões que discutem estratégias de trabalho. Oficinas de grafite, desenho básico, e ilustração. Mesa redonda, onde acontecem os debates e seminários com assuntos de relevância como muralismo e expressões artísticas das ruas. E ainda exposições em faculdades, centros culturais, BH Cidadanias, e outros, que são onde os alunos mostram para o público o trabalho desenvolvido durante todo o ano.

A aluna da oficina de artes, pintura e ilustração, Fernanda de Souza, 14, afirma que em breve tem interesse em trabalhar, graças ao que têm aprendido no guernica. “Minha família me apoia muito, e tenho vontade de desenvolver um bom trabalho com o que estou aprendendo aqui. Gosto de desenhar e pintar. Já aprendi sobre combinações e cores necessárias para cada tipo de trabalho”, disse. Rayssa Barbosa, 14, aborda que o que aprendeu no projeto, vai para vida toda. “Mesmo que eu trabalhe com qualquer outra coisa, o que estou aprendendo, quero desenvolver. Estou mais tranquila e conheci várias pessoas”, comenta.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: