quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aluna da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida é premiada em concurso de redação da Cemig

Ronaldo Lucas (Coordenador do Conviver RMBH) 
Bruna Arielle (2ª colocada Categoria II)
Bruna Arielle, 14 anos, aluna do 9º ano, da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida, bairro Ribeiro de Abreu, região Norte da capital, foi umas das vencedoras do primeiro concurso de redação promovido pelo Projeto Conviver RMBH e Cemig nas Escolas.

A premiação aconteceu nessa segunda-feira, 24, no auditório Cemig (Av. Barbacena 1200, bairro Santo Agostinho) com a presença de cerca de 230 pessoas entre alunos, representantes de escolas estaduais, municipais e representantes da Cemig. Bruna Arielle, 2ª colocada do concurso na categoria II ( 6º ao 9º ano), ainda emocionada falou sobre o concurso. “Achei muito legal eles terem feito isso para conscientizar mais as pessoas sobre o consumo da energia e também incentivar as escolas. Eu fiquei muito feliz em ter ganhado, eu nem imaginava”.

Com os temas Uso correto da energia elétrica; Uso seguro da energia elétrica; e Sustentabilidade no uso da energia elétrica, cerca de mil alunos, divididos em três categorias categoria (1º ao 5º Ano – 6º ao 9º - Ensino Médio/EJA), participaram do concurso de redação. Essas redações foram selecionadas pelas próprias escolas e encaminhadas à Cemig.

O concurso foi destinado às escolas localizadas nas comunidades atendidas pelo projeto. Ao todo foram contempladas 56 escolas nos últimos quatro anos. Este ano, o Conviver realizou seu primeiro concurso de redação voltado para essas comunidades. Para tanto, educadores de cada uma das escolas participantes foram capacitados com informações sobre eficiência energética. Todos os alunos, independente da participação no concurso, tiveram palestra educativa cujo objetivo é difundir a cultura da eficiência e segurança no uso da energia elétrica.

“Estamos de maneira inovadora juntando dois projetos, o Conviver e o Cemig nas Escolas, para que possamos disseminar informações no âmbito escolar. É a primeira vez que a Cemig promove um concurso dessa natureza. Com a autorização da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) vamos premiar os alunos vencedores com um projeto e execução de eficiência energética, que consiste na troca dos equipamentos que tenham alto consumo de energia por equipamentos novos com menor consumo, como por exemplo, a troca da geladeira ou de lâmpadas incandescente por lâmpadas fluorescentes compactas. Consequentemente vamos diminuir o consumo de energia na casa do aluno” ressalta José Firmo do Carmo Júnior, coordenador de projetos para o Poder Público da Cemig.

De acordo com a assessoria da Cemig, foram recebidas mil redações, avaliadas nos quesitos criatividade, originalidade, coesão, coerência, clareza e conhecimento da Língua Portuguesa. Em cada categoria os três primeiros lugares foram premiados da seguinte forma: 1º lugar - Placa de Reconhecimento e eficientização energética da casa do aluno, 2º e 3º lugar - Certificado de Reconhecimento e eficientização energética da casa do aluno.

O Projeto Conviver faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig, tem como objetivo levar às comunidades populares informações sobre o uso correto, seguro e regular da energia, adequando o consumo à realidade financeira das famílias de baixa renda. O projeto pretende atender a todas as comunidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana e, a cada ciclo, novas comunidades serão escolhidas e atendidas. 

Diretoria, corpo docente e alunos E.M. Secretário Humberto de Almeida


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: