segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fórum de Atenção a Criança e ao Adolescente debate prevenção e enfrentamento do trabalho infantil

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Combate do Trabalho Infantil, o Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente, da Regional Norte, promoveu um debate de conscientização para a identificação, prevenção e combate ao trabalho infantil.

O fórum aconteceu na última quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo) com a presença de trabalhadores da Saúde, Educação e demais profissionais que atuam em programas sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, além de representantes de ONGs. O debate teve como objetivo sensibilizar esses profissionais e orientá-los sobre a maneira de agir mediante a essa situação de vulnerabilidade.

Em sua palestra sobre Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, a coordenadora e professora do curso de Serviço Social da PUC/MG, especialista em Políticas Públicas, Débora Maria David da Luz, ressaltou a importância do tema debatido. A professora abordou ainda a complexidade e as consequências do trabalho infanto-juvenil no processo de formação e na condição de cidadão pleno das crianças e adolescentes, ressaltando o impacto do trabalho infantil no afastamento da escola, socialização, no processo de qualificação profissional.

Saiba mais:
O trabalho infantil é caracterizado por toda e qualquer atividade econômica e/ou de sobrevivência, com ou sem fins lucrativos, realizada por crianças e adolescentes, com ou sem remuneração. Sendo permitido por Lei apenas para maiores de 16 anos, em atividades que não prejudiquem seu desenvolvimento.

O trabalho infantil traz grandes riscos para a saúde das crianças uma vez que ainda estão em processo de crescimento, podendo prejudicar o desenvolvimento de ossos, músculos, respiração, sistema nervoso, tento ainda um aumento do risco de acidentes de trabalho.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 100 ou 0800-0311119

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: