quarta-feira, 31 de julho de 2013

Escola Municipal da região Norte promove I Torneio da Copa das Confederações


A exemplo da Copa das Confederações, realizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), a Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira, rua: Agenor de Paula Estrela, 380, bairro Jaqueline, promoveu no mês de Julho seu I Torneio da Copa das Confederações.

A competição foi feito com os alunos do 3º ciclo do ensino fundamental. Cada sala representou um dos países que participaram da Copa oficial, sendo eles: Brasil, Espanha, Uruguai, Taiti, Nigéria, Japão, Itália e México, os respectivos representantes foram definidos em sorteio.

O objetivo, de acordo com Renata Fraga, professora de Educação Física e idealizadora do projeto, foi promover a interação, divulgação e conhecimento sobre o evento oficial, estimulando a criatividade dos alunos, o respeito às regras do esporte e ao próximo, incentivando a pesquisa e leitura de dados sobre os países participantes.

Para que as turmas pudessem competir foram definidos critérios eliminatórios  como por exemplo a disciplina, a turma que apresentasse problemas com disciplina em qualquer conteúdo durante o projeto, ou conduta antidesportiva (violência física ou verbal) com adversários ou com o juiz, seja em quadra ou fora dela, era desclassificava imediatamente.

Durante o torneio foram feitos, em sala de aula, apresentações de trabalhos dos alunos com cartazes, onde foi debatido o que é a copa das confederações, seu histórico, as cidades sedes, um estudo sobre os países participantes, dentre outras informações. Os melhores trabalhos fizeram parte de um mural que ficou exposto na escola durante todo o torneio.

Após os estudos teóricos e a apresentação dos trabalhos foi dado início aos jogos, com direito a desfile de abertura com os atletas e execução do hino nacional Brasileiro.
Para João Vitor dos Santos Rodrigues, 12 anos, a ampliação do conhecimento foi um diferencial “Passei a conhecer mais sobre os países. Teve países que eu nem sabia que tinha vindo jogar, com os trabalhos de pesquisa eu pude saber mais da cultura deles”.  

“Achei muito bom o fato de menina também poder jogar, afinal tem escolas que não aceitam a participação delas no mesmo time de futebol dos meninos” declarou Stefane da Silva (Teca), 16 anos, uma das poucas meninas que disputou o campeonato.

Jussara Guerra, professora de Língua Inglesa, elogiou “Gostei muito do projeto, principalmente pela interação que foi promovida entre todas as turmas, pela união dos professores. Os alunos aprenderam, ainda mais, a trabalhar em grupo, a serem mais solidários, a torcer com sabedoria, sem brigas sem confusão, com respeito a torcidas adversárias” ressaltou.

Cada professor ficou responsável em organizar a torcida da turma a qual é referência, no torneio a torcida também foi premiada com medalhas. Os critérios para definição da torcida vencedora foram: animação, visual, adereços, gritos de guerra, criatividade e respeito ao adversário e ao juiz. Na comemoração o México foi a grande vencedora.


Já o título de Campeão I Torneio da Copa das Confederações da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira ficou com os alunos que representavam o Japão, após vitória nos pênaltis contra o Taiti.

De acordo com Renata, o principal ganho foi na parte disciplinar   “Eles aprenderam que esporte sem disciplina não se chega a lugar algum. Foi muito importante também a participação dos outros professores, eles motivaram e auxiliaram os alunos na elaboração dos cartazes, teve professor que serviu de técnico, esse envolvimento foi muito bom, aproximou mais os professores dos alunos, rompendo uma barreira que eu acredito ainda existia, foi bom ver eles se unindo para torcer pela turma.”

Veja mais fotos: http://migre.me/fE1Mt

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: