segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Escola da Região Norte promove campanha de doação de sangue


Solidariedade e altruísmo também se aprendem na escola, essa foi a lição que os alunos da Escola Municipal Hilda Rabello Matta, tiveram nesta última quinta-feira, dia 26, aprendendo com o Doadores do Futuro, algo que vai além das disciplinas escolares.


O projeto que envolveu toda escola, foi incorporado às tarefas da Gincana “Eu visto a Camisa do HIRAMA” forma com que os alunos se referem a escola. A gincana realizada anualmente, busca incentivar a promoção da qualidade de vida e resgatar valores humanitários e a conscientização como cidadão. 

O Doadores do Futuro, foi encabeçado pela diretora da escola, Aida Rodrigues. A ideia surgiu após a sugestão da professora de ciências, Luiza Cristina Castro de Lima, que se inspirou ao participar de uma doação de sangue realizada em uma escola particular de Belo Horizonte. 

Após a sugestão, a diretora, apresentou o projeto ao corpo docente e aos funcionários, que abraçaram a ideia e deram inicio as atividades de preparação dos alunos. A primeira ação foi uma visita a Fundação Hemominas “Criamos um grupo de alunos multiplicadores e levamos a equipe para fazer o Hemotur. Lá eles conheceram o processo, desde a chegada do doador ao Hemominas até a distribuição do sangue e dos hemocomponentes aos estabelecimentos de saúde” disse Aida.

Os alunos escolhidos como multiplicadores foram os adolescentes das turmas do 3º ciclo, 7º, 8º e 9º ano, que tiveram a missão de divulgar as informações aprendidas no Hemotour aos outros alunos da escola, realizando assim a mobilização entre eles. 

Referente à parceria com o Hemominas, a diretora destaca que todas as precauções foram tomadas. Para receber a estrutura do posto de coleta, a escola se adequou ás exigências da Fundação, dentre elas a disponibilização de uma ambulância para o período de coleta. A ambulância foi disponibilizada pela Secretaria Regional Municipal Norte, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Belo Horizonte.

Na gincana, cada equipe tinha como meta conseguir três doadores de sangue, somando ao todo 50 pessoas. Entretanto para a alegria de todos os envolvidos, a escola recebeu o dobro deste número, mostrando a força da mobilização “Esses doadores são pais, pessoas da comunidade, professores, funcionários, ex-alunos e funcionários do Centro de Saúde do bairro, todos os que souberam do projeto e se interessaram vieram voluntariamente à escola” destacou Aida. 






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: