terça-feira, 24 de setembro de 2013

Região Norte ultrapassa sua meta em Campanha de Vacinação Antirrábica Animal


Aconteceu no último sábado, dia 21, em todo o estado, a Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A abertura da campanha aconteceu na região Norte da capital, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo.

Para a ação, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Municipal Norte, mobilizou 270 profissionais que trabalharam em 53 postos de vacinação na região. De acordo com o senso realizado em maio deste ano, a região Norte possui cerca de 29.626 cães e gatos, a meta de vacinação era de 80% destes  animais, no entanto foram vacinados cerca de 85%, motivo de comemoração.  

Na abertura da campanha o CCZ, do bairro São Bernardo, contou com presença do Secretario Municipal Adjunta de Saúde, Fabiano Pimenta, que ressaltou a importância da vacinação, a eficácia da mesma e falou também do objetivo da campanha em manter o controle da raiva no município “Desde 1989 a cidade de Belo Horizonte não registra casos de raiva em animais domésticos e desde 1984 não há registros em humanos, ainda assim há registros da doença em morcegos, por isso os cães e gatos devem ser vacinados” ressaltou o Secretario Adjunto.

Para o senhor Luiz Bento, 74 anos, “É muito importante levar os bichinhos para vacinar, eu mesmo levo os meus todos os anos, é bom para eles e principalmente para nós” afirmou o aposentado.

Houve também apresentação lúdica promovida pelo Mobiliza SUS, que ao som do violão contava de forma divertida a importância da vacinação.
 

Durante o evento foram distribuídos panfletos com orientações sobre a  importância da vacinação e o que fazer caso seja mordido, panfletos sobre a Castração Cirúrgica de cães e gatos,  Leishmaniose Visceral e sobre a Dengue.

Quem não levou seu cão ou gato para vacinar ainda pode proteger seu animal. Os animais (a partir de 3 meses de idade)  podem ser vacinados no Centro de Controle de Zoonoses,  rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo. De segunda a sexta, de 8 às 17 horas. 

Informações pelos telefones:  3277-7411 /  3277-7413 / 3277-7414.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: