quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Servidores da Regional Norte participam de palestra sobre Defesa Civil


A Secretaria Regional Municipal Norte, rua Pastor Muryllo Cassete, 85, bairro São Bernardo, reuniu em seu auditório, na quinta (05), os servidores dos diferentes departamentos da Regional para uma palestra com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves,  com o tema voltado ao período de chuvas.

O Secretario Regional Municipal Norte, Elson Alipio Júnior, enfatizou a importância da participação de todos os servidores, o que será um diferencial nas ações da Regional no período chuvoso. Na palestra esteve presente, também, o Secretario Adjunto, Sérgio Miranda.

O objetivo da palestra foi orientar e capacitar os servidores para uma atuação efetiva durante o período chuvoso. Temas como áreas e instalações, comando integrado, planos de ação e a importância da prevenção foram abordados. Sendo apresentada a dinâmica e função de diferentes órgãos de proteção e defesa civil.


De acordo com o Cel. Lucas, a Coordenadoria Municipal Defesa Civil (COMDEC) vem ao longo dos anos aperfeiçoando o treinamento dos núcleos de alerta de chuva, capacitando ainda mais sua equipe para socorrer a população. Foram apresentadas as mudanças feitas pela COMDEC omo: melhorias no sistema de alerta e alarme, a criação do monitoramento visual com agentes de defesa civil permanecendo nos locais de risco monitorando visualmente, as parcerias com as universidades com objetivo de se obter apoio com o conhecimento, com pesquisas, principalmente capacitando os órgãos internos a terem uma cultura sistêmica de Defesa Civil.

Durante toda palestra a expressão mais enfatizada foi “Todos nós somos a Defesa Civil” ressaltando que a Defesa Civil não é um órgão e sim um sistema, criando assim a conscientização dos servidores não apenas como membros de uma instituição pública, mas como cidadãos. Na ocasião o Coronel esclareceu duvidas e reiterou a importância da defesa civil.

“A Defesa Civil são todos da Prefeitura, as Regionais, a COMDEC, as Secretarias Temáticas. Todos os funcionários e todos os servidores são importantes na Defesa Civil de Belo Horizonte. A regional é a esfera principal de toda uma estrutura. É daqui que vêm os principais anseios da população. É aqui que o morador que tem a sua casa atingida vai pedir ajuda. As gerências precisam estar integradas.” afirmou o Coronel.


Durante a palestra foi enfatizado a importância da conscientização da população na prevenção contra enchentes. Medidas como não jogar lixo nas ruas, não deixar sacos de lixo a noite em época de chuva, para coleta do dia seguinte, são atitudes simples, mas fundamentais. O saco de lixo deixado à noite pode ser levado pela enxurrada e entupir as bocas de lobo, o que compromete o escoamento da água de chuva. O respeito com a sinalização, não entrando em área com risco de inundação com veículos e motos, são atitudes que podem evitar danos físicos e materiais.

Informações sobre vistoria de imóveis podem ser obtidas pelo telefone 3277-6409, no Disque Vistoria URBEL, ao solicitar a vistoria uma equipe da URBEL, formada por engenheiros e geólogos, irá vistoriar a moradia visando à identificação do grau de risco geológico com orientação técnica aos moradores.

Em caso de urgência e emergência o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com Corpo de Bombeiros pelo 193, ambos com atendimento todos os dias, 24 horas. 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Infografia: URBEL

Nenhum comentário: