quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gestores e técnicos do Governo Municipal e Estadual debatem Políticas Sociais





Gestores e técnicos do Governo Municipal e Estadual reuniram-se na última sexta-feira, dia 4, na Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) com intuito debaterem sobre os serviços sociais prestados a comunidade da região Norte, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e do Centro de Prevenção à Criminalidade – CPC dos Bairros Jardim Felicidade e Primeiro de Maio.
 
Durante o encontro foram apresentados os serviços da políticas municipal e estadual de Assistência Social. Sendo eles o serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI), o Serviço de Medida Socioeducativa em meio aberto de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida, o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Centro de Prevenção à Criminalidade. 

Para o Coordenador do CREAS da Regional Norte, José Ornelas de Oliveira, a interlocução dos serviços sociais estaduais e municipais promove maior qualificação para a gestão destes serviços “Isso propicia maior efetividade de suas ações e potencializa sua capacidade de proteção e socialização” ressalto o coordenador.

Conheça um pouco mais:

O serviço especializado de Abordagem Social de Rua realiza encaminhamentos da população de rua aos serviços da assistência social, além do encaminhamento desta população para realização das refeições nos Restaurantes Populares, há a orientação para a retirada de documentos. 

O PAEFI, executado pelo CREAS, cumpre a função de apoio, orientação e acompanhamento às famílias cujos membros estejam em situação de ameaça ou violação de direitos. O público alvo destes serviços são crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, vítimas de violência física, psicológica, negligência, violência sexual, abuso e/ou exploração sexual, ou afastamento do convívio familiar.

Os programas Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços a Comunidade (PSC), tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. O acompanhamento social ao adolescente deve ser realizado de forma sistemática, com frequência semanal no caso de LA e quinzenal no caso de PSC, garantindo o acompanhamento contínuo e possibilite o desenvolvimento do Plano Individual de Atendimento (PIA).

Já o Centro de Prevenção à Criminalidade atende jovens de 12 a 24 anos, na regional Norte há tais centros nos bairros Jardim Felicidade e Primeiro de Maio. Nos centros os usuários têm acesso a atividades esportivas, culturais e sociais por meio dos programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos. Os moradores dos bairros contam ainda com orientação jurídica para casos trabalhistas, familiares, assuntos referentes a aposentadoria, pensões e benefícios previdenciários. O objetivo da ação é a resolução pacífica de conflitos, possibilitando o acesso a orientações e serviços públicos.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: