terça-feira, 15 de outubro de 2013

Orçamento Participativo da Regional Norte debate Normas de Funcionamento da Comforça


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da gerência do Orçamento Participativo da Secretaria Regional Norte, promoveu na segunda-feira (14), a reunião da Comissão de Fiscalização do Orçamento Participativo da Regional Norte. O tema central do encontro foi a Apresentação das Normas de Funcionamento da Comforça Regional e Municipal de Belo Horizonte.

O Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, deu inicio a reunião destacando os investimentos da Prefeitura de Belo Horizonte em empreendimentos para a redução de risco de inundação. De acordo com ele, serão investidos cerca de R$ 440 milhões no serviço de otimização do sistema de macrodrenagem na bacia do Ribeirão do Onça, nas regiões norte e nordeste. 

Foi também apresentado, o Plano de Ação de Combate a Dengue, realizado pela Regional Norte. Para o Secretário, o sucesso das ações virão como resultado do envolvimento de toda a comunidade no enfrentamento a dengue. “Precisamos que as pessoas se conscientizem que 80% dos casos de dengue, estão dentro das residências. Cada líder comunitário pode cooperar muito e levando informações aos demais moradores de sua comunidade. Nós da PBH, estamos encarando esse problema de frente”, destacou.

Após as apresentações, a gerente do Orçamento Participativo Norte, Mércia Adriana, leu os 17 artigos das Normas de Funcionamento da Comforça e solicitou aos participantes que se manifestassem caso houvesse necessidade de alteração ou acréscimo do texto. Para a gerente, esta dinâmica de trabalho  é de suma importância. “É um momento de construção conjunta. O resultado desta participação se transformará num instrumento que regulamenta as reuniões da Comforça Regional e Municipal de Belo Horizonte, apresentando as atribuições de todos os envolvidos no processo do OP”, disse.

Maria das Graças, moradora do Bairro providência, conta que conheceu as ferramentas de participação da Prefeitura, através da Gestão Compartilhada. “Passei a participar do OP, depois que conheci os trabalhos realizados na Gestão Compartilhada. Enquanto moradora da região, venho reivindicar o que é melhor para a nossa comunidade”.

Comforça

A Comforça é uma instância de participação direta da comunidade tendo por finalidade acompanhar e fiscalizar a execução dos empreendimentos do Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte, em nível regional, assim como mobilizar e propor na forma prevista na execução da norma.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: