quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Projeto Guernica desenvolve cultura e arte na Regional Norte





Todas as terça-feira de 13h30 ás 15h, adolescentes de 12 a 17 anos participam de uma atividade diferenciada no BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira (Avenida Risoleta Neves, 347 - Novo Aarão Reis). Trata-se do Projeto Guernica, que promove cultura, arte e entretenimento através da pintura de telas. Nesta última terça-feira (29) o CRAS apresentou as exposições ‘Aglomerados’ e ‘Mundo de Todos’. 

Os trabalhos expostos,  foram desenvolvidos pelos alunos do Projeto Guernica do Centro Universitário Newton Paiva na oficina ‘Desenho Graffiti e Artes Plásticas’, e coordenados pelo desenhista, artista plástico e ilustrador, Emerson Silva (Uera) juntamente com  o Psicólogo João Henrique. 

Para o Artista Plástico Uera, a realização da exposição no espaço da Prefeitura de Belo Horizonte não só proporciona o intercâmbio cultural, mas, faz com que as diferentes realidades sejam conhecidas e vivenciadas. “Trouxemos a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Newton Paiva, para o BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira, com intuito de promover o intercâmbio cultural dos alunos e vivenciar outra realidade, promover interação, de maneira que todos se sintam à vontade, como se fosse uma terapia em grupo com interação e união”, disse.

O Secretário Adjunto da Regional Norte, Sérgio Miranda, visitou a exposição e falou sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos do projeto. “É bonito ver estes jovens construindo sua realidade por meio da arte. O espaço que o BH Cidadania/CRAS oferece, é um lugar privilegiado onde vemos o desenvolvimento da cidadania tanto de seus frequentadores quanto usuários”, destacou.

Projeto Guernica

O Guernica é um Projeto de educação ambiental e patrimonial, que, por meio da arte, contribui com a diminuição dos atos de depredação e vandalismo contra a paisagem urbana e o patrimônio público. Desenvolvido em parceria com a Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), firmou-se como um espaço permanente de estudo e pesquisa sobre pichação e grafite em Belo Horizonte. Para participar do Projeto Guernica, no BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira basta ser residente no território do CRAS, ter entre 12 e 17 anos e se inscrever na unidade.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: