quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Regional Norte promove capacitação para os Assistentes do PSE





Com intuito de promover a atualização profissional dos agentes do Programa Saúde na Escola – PSE, das Regionais Norte e Pampulha, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Norte (Rua pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) juntamente com a Gerência de Educação e do Programa Família Escola Norte, promoveu nesta sexta-feira (25), no auditório da Regional, capacitação para os Assistentes de Apoio do PSE. A palestra ministrada pelo Técnico Superior de Saúde, da Gerência de Zoonoses, Diogo Portela teve como tema a questão da dengue no município.  

O Secretário Adjunto Norte, Sérgio Miranda, abriu a atividade enfatizando a importância da educação no combate a dengue. “A educação é a base de tudo. O combate a dengue é um processo de adaptação e aprendizagem. São três passos importantes para que o cidadão possa contribuir de forma correta. Cuidar do que é seu, do próximo e da comunidade de um modo geral”, disse. 

Durante a palestra, Diogo explicou sobre a forma de transmissão, sintomas e combate a doença que se dá através da picada do mosquito Aedes Aegypti.
 
Dengue

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença. A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.

Sobre as formas de apresentação da doença Diogo explicou que são quatro; infecção inaparente, dengue clássica, febre hemorrágica da dengue e síndrome de choque da dengue. Destas, destacam-se a dengue clássica e a febre hemorrágica da dengue, mais conhecida pela população como dengue hemorrágica. .


Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento desse público, aproveitando o espaço escolar para práticas de prevenção e promoção a saúde. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é, portanto, fundamental para o Programa Saúde na Escola.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: