quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente aborda Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas





Com o intuito de promover o debate sobre o tráfico de pessoas, a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, realizou no final do mês de outubro (31), o Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo).

O tema do encontro foi Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e teve como palestrante a gerente do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP), da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), Letícia Cardoso. 

De acordo com Letícia Cardoso, o tráfico de pessoas constitui uma das maiores violações aos direitos humanos e impressiona pela complexidade de relações envolvidas e pelas somas robustas que giram em torno dele. A gerente ainda ressalta que esse tipo de crime movimenta, anualmente, mais de US$ 30 bilhões, perdendo em lucratividade apenas para o tráfico de drogas e o contrabando de armas. “É uma das atividades criminosas mais lucrativas do planeta (baixo risco x alto lucro). Estima-se que, para cada ser humano transportado ilegalmente de um país para outro, o lucro das redes criminosas chegua a US$ 30 mil”, aponta.

A gerente do Programa de Enfrentamento a o Tráfico de Pessoas ainda ressalta a necessidade de capacitação dos profissionais do serviço publico que lidam com casos como estes.  “Aos poucos estamos capacitando os órgãos para que os trabalhadores saibam identificar a demanda. A apresentação do programa visa à capacitação desse pessoal. O programa iniciou a cerca de 2 anos e já identificamos em Minas Gerais 31 casos com 233 vítimas”, complementa.

Nilma Côrrea, integrante da Comissão de organização do Fórum, também fala sobre a importância da capacitação destes trabalhadores. “É um fenômeno ainda invisível na sociedade. Nós que trabalhamos com o atendimento social,  sabemos o que está acontecendo, por isso, precisamos aprimorar o nosso olhar, para saber lidar e acolher a vítima no sentido de retirá-la da exploração e garantir seus direitos básicos”, afirma.

Ranking

De acordo com dados de inquéritos apurados pela Polícia Federal, Minas Gerais está em terceiro lugar no ranking de estados brasileiros afetados pelo tráfico de pessoas, perdendo apenas para Goiás e São Paulo. 



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: