terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sexualidade na 3ª idade é tema de Fórum na Regional Norte


A Secretaria Regional Norte por meio da Gerência Regional de Programas Sociais Norte realizou no mês de outubro (30), o Fórum da Terceira Idade, no auditório Regional Norte, (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo). O encontro deste mês teve como tema a Sexualidade na 3ª Idade. 

O evento que contou com a participação de cerca de 100 idosos da região norte, teve como palestrante a psicóloga Ana Cristina, que falou sobre a importância de se discutir a sexualidade na 3ª idade, sem preconceitos e tabus. Para a psicóloga, da mesma forma que temas como saúde e bem-estar são tratados abertamente, a sexualidade também deve ser encarada, com naturalidade e sem constrangimentos.

Ana Cristina iniciou a palestra falando que a sexualidade deve ser entendida como uma construção sociocultural que sofre influência direta e indiretamente dos valores e das regras de uma determinada cultura, espaço e tempo.  Os participantes do encontro, também puderam compartilhar suas experiências e esclarecer dúvidas acerca do assunto.  “Falar da sexualidade é falar das nossas historias, nossas emoções, nossas relações, nossos costumes e nossos desejos. É uma forma de expressão, comunicação e afeto que se manifesta a todo o momento, seja por meio de gestos de um olhar ou de uma ação”, explicou a psicóloga. 

Debater as questões relacionadas a sexualidade na 3ª idade, agradou tanto aos participantes que continuará no próximo encontro a ser realizado no mês de novembro.  “Eu achei a palestra maravilhosa, muito instrutiva, sempre que eu posso procuro vir ao Fórum do Idoso, só não venho mais vezes, porque cuido de uma cunhada que é deficiente mental e tenho dificuldade de deixar alguém cuidando dela”, conta a ex-coordenadora do grupo Alegria de Viver 2, Sandra Marilia, moradora do bairro Juliana.


O encontro também contou com a presença da representante da Coordenadoria Municipal do Idoso, Denise Helena Seixas. Além da palestra os participantes também se divertiram com a apresentação teatral do grupo Alegria e Todos.




 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: