segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fórum de Igualdade Racial abre o mês da Consciência Negra na Regional Norte





A Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, juntamente com o Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR) realizou no mês de outubro (31), o Fórum de Igualdade Racial, dando início às comemorações do mês da consciência negra na região. Cerca de 100 pessoas participaram do evento que aconteceu no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo). O Secretário Adjunto Norte, Sérgio Miranda deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância deste tipo de debate no âmbito publico municipal.


O encontro que marcou a retomada do Fórum de Igualdade Racial na Regional Norte teve como tema o ‘Racismo Institucional’, e contou com a palestra ministrada pelo mestrando em Educação pela UFMG, Moisés Ferreira Geraldo, que fez um apanhado histórico sobre a escravidão no Brasil, a política de branqueamento, descriminação racial, racismo institucional, e a ambiguidade de um país onde existe ‘racismo’ sem ser ‘racista’.

De acordo com o especialista, assim como os negros que foram trazidos do continente Africano para o Brasil sofreram vários tipos de violência, hoje, a violência continua, porém, velada.  “Só na época da escravidão no país foram trazidos pelas embarcações mais de 1,7 milhão de negros que sofreram violências físicas através de palmatórias, correntes e estupros. E não é só a violência física, mas também a violência psicológica a que eram submetidos”, diz.

Para a Coordenadora do GGPIR Norte, Maria Nazaret Teles Silva, o Fórum é um espaço de formação e debate, onde a temática de igualdade racial será direcionada conforme o surgimento das demandas. “O foco é ampliar o debate sobre a promoção da igualdade racial na expectativa da redução do preconceito e das práticas racistas que ainda são existentes na sociedade”, aponta.

A Política de Promoção da Igualdade Racial da cidade de Belo Horizonte, instituída pela Lei 9.934 de 21 de julho de 2010, estabelece o diálogo com a cidade, através das nove regionais da capital, como um de seus eixos de atuação. O Fórum Regional busca realizar ações integradas de atendimento e combate à discriminação da população negra e outros segmentos étnico-raciais em Belo Horizonte.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: