quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Reunião da COMFORÇA Norte aborda Sistema de Vídeomonitoramento




 
A Reunião da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Orçamento Participativo da Regional Norte (COMFORÇA) teve um enfoque diferente nesta segunda-feira, dia 11, na Secretaria Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo). Os membros da COMFORÇA participaram da palestra, seguida de um debate sobre o Sistema de Vídeomonitoramento da cidade de Belo Horizonte. O Sistema foi apresentado pelo Guarda Municipal e representante da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Marcelo Martins.

Durante a palestra Marcelo, explicou aos participantes que o Sistema de vídeomonitoramento da capital trabalha com câmeras de alta resolução que permitem a visualização precisa dos ambientes monitorados. De acordo com o ele as câmeras funcionam no período de 24h com zoom de 36 vezes e 12 vezes digital, possuem proteção anti-vandalismo e contra descarga elétrica. As imagens chegam diretamente para o Batalhão da Polícia Militar mais próximo do local monitorado.



O Guarda Municipal conta que os critérios técnicos de instalação do sistema em um local são determinados de acordo com o número de ocorrências e delitos, fluxo de pessoas e finalidade; prevenir furtos, roubos e depredação. Segundo Marcelo, a instalação do Vídeomonitoramento reduz já na primeira semana, em cerca de 40%, os índices de criminalidade do local que recebe o sistema. “É importante que a população saiba que podem solicitar a implantação do sistema através dos veículos de participação popular da cidade como o Orçamento Participativo. Em BH, apenas duas das nove regionais não possuem o serviço de vídeomonitoramento”, disse.

Edmar Gonçalves
Para o morador do Bairro Maria Tereza, Edmar Gonçalves, que participou pela primeira vez da reunião da COMFORÇA, o sistema de vídeomonitoramento é positivo para a população. “A sensação de segurança é maior quando sabemos que somos monitorados pela polícia em determinados locais”, afirma.







 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: