segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Semana da Consciência Negra é comemorada com diversas atividades na Regional Norte

 

Em comemoração a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Regional Norte, por intermédio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR), realizou entre os dias 18 e 22 de novembro, ações de valorização e promoção da cultura negra. 
O GGPIR iniciou sua programação com o seminário ‘Ações Afirmativas no Enfrentamento ao Racismo e ao Preconceito Racial’, na segunda-feira, dia 18. Na ocasião debateu-se o combate ao racismo, intersetorialidade das ações públicas em prol da consciência negra, projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas municipais com oficinas realizadas pelos estudantes, literatura sobre a cultura negra, ampliação do acervo didático entre outros.
Exposição
Exposição na Secretaria Regional Norte
Também foram expostos os trabalhos feitos em comemoração a Semana da Consciência Negra pelas Escolas Municipais, instituições conveniadas e trabalhadores juntamente com as peças trazidas por colecionadores e admiradores da cultura negra no hall de entrada, nos corredores e no espaço de convivência da Gerencia de Políticas Sociais da Regional Norte. Além da exposição foram reproduzidos no cine GGPIR os documentários ‘O Segredo da Trança’, ‘Racismo com Chico Buarque’, ‘Preto no Branco’ entre outros, no Auditório da Regional Norte, durante o horário do almoço.
Programação Cultural
Além das atividades realizadas na Regional, o Centro Cultural São Bernardo apresentou o filme ‘ O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas’, e ainda o samba com o Grupo Periférico. O BH Cidadania/CRAS Jardim Felicidade divulgou a peça teatral ‘ Menina Bonita do Laço de Fita’, o CRAS Novo Aarão Reis apresentou a Mostra Cultural Fica Vivo e o BH Cidadania/CRAS Vila Biquinhas, promoveu uma roda de conversa com o debate e apresentação do vídeo ‘O Preconceito Cega’.
Roda de Conversa no CRAS Vila Biquinhas
No dia 21, o Centro de Saúde MG 20 promoveu uma roda de conversa com os usuários e apresentou o vídeo ‘Raiz de Kunta Kinte’.  Durante apresentação, a Coordenadora do GGPIR Norte, Maria Nazaret Telles Silva, ressaltou que o dia 20 de novembro é um dia de celebrar. “A constituição fala de igualdade dos povos e é por isso que estamos celebrando, não apenas o Dia da Consciência Negra, mas, o dia da igualdade. Um dia para se orgulhar e se lembrar da resistência e luta de um povo forte. Nazaret ainda completa; é com muito prazer que desenvolvo este trabalho no GGPIR Norte”.
Dia da Consciência Negra
Roda de conversa e apresentação do vídeo Kunta Kinte no CS MG 20
 
O dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana que está inserido o dia, recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida devido a morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Zumbi era o Líder do Quilombo dos Palmares no estado de Alagoas, e desafiou a coroa portuguesa contra a imposição da escravidão.
 
Galeria de Imagens Exposição: http://migre.me/gLAZn

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: