sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Regional Norte apresenta Operação Urbana Consorciada a moradores da localidade



Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano juntamente com a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, apresentou para os moradores da região a Operação Urbana Consorciada (OUC) Eixo Avenida Antônio Carlos e Pedro I. 

A Operação Urbana é um instrumento do projeto Nova BH e faz parte do estatuto da cidade. Por intermédio do OUC, o mercado compra potencial construtivo (direito de construir) e com esses recursos a Prefeitura investe na requalificação urbana e em equipamentos sociais na área da operação. Nessa equação as empresas ganham um local estratégico para atuar, a PBH ganha mais recursos para realizar melhorias e a população recebe a revitalização da região com mais oportunidades para a família.

Segundo o Arquiteto da Secretaria de Planejamento Urbano, que apresentou a Operação Urbana na Regional Norte, Ricardo Cordeiro, a expectativa é que as primeiras intervenções fiquem prontas em até 10 anos. “O prazo do projeto são 20 anos, mas pretendemos que as primeiras intervenções sejam executadas nos primeiros 10 anos. São mais de 400 intervenções de requalificação urbana, equipamentos sociais e de saúde, e também mobilidade urbana”, destaca.

Entre as melhorias propostas na cidade estão à requalificação e construção de novas áreas verdes com praças, parques, caminhos livres, unidades de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda que serão reassentadas, equipamentos de saúde e educação, ampla rede cicloviária na área da operação, melhorias nas condições de circulação dos pedestres, e outros. 

Projeto Nova BH

O projeto Nova BH é um projeto que vai promover grandes melhorias em quase 25 km2 da cidade, nas regiões do Corredor Antônio Carlos–Pedro I e do Corredor Leste–Oeste, que inclui a Avenida dos Andradas, Avenida Tereza Cristina e a Via Expressa. O Projeto está em fase de conclusão. Quando for concluído, ele será enviado para o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) e para a Câmara Municipal.



Fonte : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: