quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Escola da Regional Norte participa da 2ª Mostra de Cinema do CINUSP



A Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, bairro Ribeiro de Abreu, região Norte de Belo Horizonte, é uma das participantes da 2ª Mostra de Cinema da Quebrada do CINUSP Paulo Emílio (Cinema da Universidade de São Paulo) que acontece entre os dias 2 a 15 de Dezembro, no bairro Colméia na Cidade Universitária, São Paulo/SP. 


Reunindo diversas produções, entre curtas e longas-metragens, o CINUSP tem como cenário a periferia de grandes cidades brasileiras e está oferecendo ao público uma forma de mostrar como os filmes são produzidos nas “quebradas”, fora do centro das capitais brasileiras. 

Os filmes exibidos na 2ª Edição da Mostra de Cinema da Quebrada são filmes contemporâneos (a maioria feita a partir de 2010) que utilizam plataformas digitais para a realização e difusão. O objetivo do evento é um apresentar um recorte da diversidade e da qualidade de produções audiovisuais independentes produzidas por artistas ou grupos periféricos, que retratam a própria realidade.

 A Escola Humberto Almeida apresentou o curta “Segredo das Tranças” produzido na oficina de educomunicação, pelos alunos do 8º e 9º ano. A apresentação do curta aconteceu nos dias 03 e 09 de Dezembro, para aproximadamente 100 pessoas. 

O curta “Segredo das Tranças” trata de um encontro de um casal angolano, uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usa quatro tranças, e dá a cada uma com um nome diferente e sigiloso. 

A diretora e educomunicadora social da Escola Humberto Almeida, Sheila Castro, falou sobre a escolha do tema “A escolha do tema africano foi no intuito de fortalecer a festa do kizomba que aconteceu na semana da consciência negra em nossa escola e resaltar a cultura dos alunos negros que temos na escola, alguns inclusive moradores do quilombo mangueira”.  

“Segredo das Tranças” possui diversas premiações, dentre elas, o 1º lugar pelo júri popular do Festival Literatura em vídeo em 2012 no estado de São Paulo e 1º colocado na I Mostra de Curta-Metragem do Parque Náutico de Jaraguá na cidade de Sacramento em Minas Gerais em 2013, além de ser um dos selecionados para Mostra Online Kinnoiks 2013 que faz parte do 24º Festival Internacional de curtas metragens no estado de São Paulo. 



Confira o curta: http://youtu.be/OBzkANfnap0 




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: