terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Regional Norte promove capacitação de servidores para o combate à Dengue


Com o intuito de capacitar os servidores da Regional Norte para o combate à Dengue, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Zoonoses da Regional Norte (GERCZO), realizou nos meses de outubro e novembro diversas atividades para qualificação dos servidores no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A capacitação, realizada pela equipe de zoonoses da regional, promoveu palestras, apresentação de vídeos instrutivos sobre a forma de contágio, tratamento, prevenção, identificação de possíveis locais de procriação do mosquito, dentre outras orientações. 

Uma das ações para efetividade de tal combate foi a formação de Brigadas contra a Dengue. Os brigadistas, os próprios servidores da Regional, irão atuar em Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na própria Regional Norte, monitorando semanalmente os equipamentos públicos da região, identificando possíveis situações que favoreçam a proliferação do mosquito da Dengue. 

Foram capacitados 105 brigadistas nos dois meses de treinamento, cada equipamento público terá três brigadistas que fiscalizarão a área interna e externa, os possíveis locais de foco de reprodução da dengue, “Antes de cobrarmos ações da sociedade, devemos dar o exemplo, cuidando para que os equipamento públicos não coloquem a comunidade em situação de risco” reassalta o Gerente de Zoonoses, Eduardo Del Guerra.

De acordo com o Del Guerra, a criação da Brigada Contra a Dengue partiu de uma ideia da Gerência de Zoonoses juntamente com a Gerência Distrital de Saúde Norte, visando criar um grupo responsável por vistoriar e certificar que nos equipamentos públicos da Regional Norte não há situações favoráveis ao Aedes aegypti.

Durante a vistoria o brigadadista será responsável por preencher um Cheque List da Dengue e encaminha-lo ao gestor da unidade para que sejam tomadas as devidas providências caso necessário. 

Outra ação adota pela Regional Norte na prevenção e combate à Dengue foi o treinamento dos colaboradores do Programa Posso Ajudar! , estagiários que atuam nos Centros de Saúde recebendo os pacientes e esclarecendo dúvidas com o intuito de facilitar o atendimento. 

A palestra ministrada pela Coordenadora do Programa Posso Ajudar na Regional Norte, Dalila Juliana de Oliveira, contou com a participação de cerca de 50 colaboradores. De acordo com a coordenadora, o objetivo do treinamento é formar multiplicadores no combate à Dengue, por meio de ações que garantem um atendimento mais rápido e eficaz nos casos de suspeita de Dengue. 



Felicidade é viver sem Dengue




Um belo exemplo de comprometimento no combate à Dengue, agentes comunitários, estudantes da Escola Municipal Rui da Costa Val, usuários do BH Cidadania /CRAS Jardim Felicidade e moradores da comunidade realizaram uma caminhada nas ruas do bairro Jardim Felicidade, região Norte de Belo Horizonte, no mês de outubro, com o tema “Felicidade é viver sem Dengue”. 

A passeata foi organizada pela Coordenadora do BHC/CRAS Jardim Felicidade, Maria Aparecida Paiva, aconteceu ao som de tambores, vozes e dos apitos. Os participantes distribuíram aos moradores e transeuntes folhetos de orientação sobre os riscos da Dengue.








FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: