terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Arte da Saúde promove cultura e cidadania na Regional Norte


Na última segunda-feira (6), a Secretaria Regional Norte, por intermédio de um trabalho intersetorial entre as gerências de Programas de Transferência de Renda e Saúde, com apoio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial, promoveram, na Regional (rua Pastor Muryllo Cassete, 85 –São Bernardo) a exposição de quadros com o tema “África e suas Cores” produzidos pelos alunos do programa Arte da Saúde da unidade do bairro Juliana.


O programa Arte da Saúde - Ateliê de Cidadania é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo como públicos-alvo jovens em vulnerabilidade social, como vítimas de abuso sexual, violência doméstica e trabalho infantil, crianças e adolescentes que apresentam quadros de déficits cognitivos, hiperatividade e distúrbios de comportamento.

Seu objetivo é promover a melhoria no rendimento escolar, disciplinar, concentração e interatividade dos participantes do programa, dentre outros. Para tal, são disponibilizadas oficinas, como artesanato, música e teatro, visitas a museus, cinemas, parques e centros culturais.

Na região Norte da capital são atendidos mais de cem jovens, sendo eles distribuídos em seis núcleos. As crianças e adolescentes atendidas pelo “Arte da Saúde” são encaminhadas pelos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).


De acordo a professora de música e flauta, Poliana Soares, o projeto proporciona o acesso à arte e a cultura para crianças e jovens que moram em áreas de vulnerabilidade social “Se não fosse a continuidade do projeto, talvez esses jovens não tivessem a oportunidade de aprender e se desenvolver. Tenho ex-aluno que hoje está em grupo de samba, outro passou no vestibular para música e também que trabalha em circo” destaca a professora.


Para a coordenadora da exposição “Mostra de Arte Cidadã” e gerente de Programas de Transferência de Renda, Ana Paula Braz Nascimento, a inciativa contribui para a melhoria da interlocução dos beneficiários do Programa Bolsa Família com setor público “O objetivo é incentivar a adesão de outras pessoas em participar das oficinas ofertadas e contribuir para o desenvolvimento de ações futuras de intersetorialidade e cidadania” afirmou a coordenadora.


Galeria de Imagens: http://migre.me/hklh7


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: