quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Adolescentes do PROJOVEM participam de festival no CRAS Vila Biquinhas



O Centro de Referência de Assistência Social Vila Biquinhas, da Regional Norte, realizou, na última sexta feira (14), no Espaço BH Cidadania/ CRAS Vila Biquinhas, rua Coronel Joaquim Tibúrcio, 850 – Heliópolis, o Festival Ação Adolescente, voltado para jovens de 15 a 17 anos e os alunos da Escola Integrada José Maria dos Mares Guia. O evento contou com a participação de aproximadamente 70 adolescentes, sendo apresentados diversos trabalhos feitos pelos beneficiários PROJOVEM no ano de 2013. 

O PROJOVEM atua com a inclusão social de jovens, possibilitando e estimulando a conclusão da escolaridade básica e oferecendo atividades complementares com o foco na preparação destes jovens para o mercado de trabalho. 

O evento contou com a apresentação de músicas e fotografias produzidas pelos alunos das oficinas de 2013, sob os cuidados do oficineiro Hebert Almeida. Durante o festival foram promovidos debates com os temas “Anabolizantes: o que você precisa saber”, apresentado pelo técnico de saúde, Charles Oliveira, da Academia da Cidade e o tema “Sexualidade na adolescência”, feito pela equipe do Núcleo de Apoia a Saúde e da Família do centro de Saúde Heliópolis. 

Durante o debate os adolescentes puderam falar sobre suas dúvidas a cerca do uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis e os riscos no uso de anabolizantes. 

A coordenadora do CRAS VILA Biquinhas, Ana Cristina da Silva, falou da importância da participação dos jovens “O momento foi muito propício para mostrar aos jovens do território, as atividades que são desenvolvidas pelo ProJovem, incentivando a participação deles” ressaltou. 

Além das palestras houve, também, a apresentação da cultura Hip Hop “Ritmos e poesia” pelo educador social Wilson Gomes e um espaço de foto cabine interativa, para registrar as fotos de forma lúdica e descontraída pelos jovens presentes. 

Nilo Ernesto um dos participantes do PROJOVEM falou da importância do PROJOVEM em sua vida “Quando eu entrei no PROJOVEM eu era um moleque, agora estou saindo daqui com o pensamento de um homem. Aprendi muita aqui, estou levando comigo dois princípios que aprendi, o respeito e a educação.” 

De acordo com Nilo, muitas pessoas não acreditavam em seu potencial, mas foi através da insistência de Érica Silva, sua professora, que ele descobrir seu talento. Com o sonho de estudar música, Nilo pretende terminar os estudos, trabalhar para ajudar a sua família e futuramente realizar seu sonho. 

De acordo com Érica, atualmente Nilo canta na igreja, e pretende lançar um cd até o final do ano com todas as músicas cantadas nos cultos. 

De acordo com a coordenadora Ana Cristina da Silva ver o depoimento de um jovem sobre o quanto o Programa contribuiu para seu desenvolvimento e o quanto foi importante participar, mostra a importância do PROJOVEM e que ele alcançou o objetivo proposto pelo programa: “ Garantir a segurança de convívio e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e a participação dos jovens”. 


Para outras informações fale com a Coordenação Municipal do ProJovem de Belo Horizonte, Avenida Antônio Carlos, 821 , Estação da Juventude Mercado Popular da Lagoinha – Bairro São Cristovão. 

Tel: (31) 3277-8869 / 3277-6055 / E-mail: projovem@pbh.gov.br










FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: