quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Regional Norte é palco de Workshop sobre cultura Hip Hop

O mês de fevereiro começou com novidades na região Norte de Belo Horizonte, no sábado, dia 01, aconteceu no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis, Avenida Risoleta Neves, 247- Via 240, Novo Aarão Reis, o Workshop sobre Cultura Hip Hop e suas subculturas. O evento reuniu cerca de 30 jovens, de Belo Horizonte e da cidade de Pedro Leopoldo, sendo debatido o contexto histórico, cultural, social e atual do Hip Hop, dos Dj, Mc’s, Rappers , da dança Breaking e do Graffiti Writers, além da mostra de cada modalidades.

O Hip Hop, surgido nós Estados Unidos em 1973 foi o tema de abertura do Workshop que deu ênfase a história da cultura Hip Hop. Em seguida foram iniciadas as apresentações com cada uma das modalidades propostas, o primeiro tema apresentado foi a dança Breaking, a palestra foi ministrada por Fabrício Costa e Bruno TwoRun Oliveira, que falaram sobre o surgimento da dança, seus fundadores, nomenclaturas especificas da dança, técnicas, indumentárias, estilos, sua prática e como o Breaking chegou ao Brasil, especificamente em Belo Horizonte em 1983.

Logo foi a vez do Graffiti Writers ministrada por Harllen Polidorio e Reynaldo Reyone Ribeiro, que falaram do surgimento do graffite desde suas primeiras manifestações. Sendo bordado também, as dificuldades encontradas pelos jovens em realizar seus trabalhos pela cidade, o material, o mercado, a relação do respeito à cidade, aos direitos e deveres como cidadão, e suas diferentes formas de manifestação cultural.

Já a palestra sobre MC’s foi ministrada pelo mestre de cerimônia do Duelo de Mc´s, Thiago Monge, pelo Mc do Duelo de MC’s, Pedro PDR Vallentin, e um dos participantes e bicampeão do Duelo Nacional de MC’s, Douglas Din. Durante a apresentação foi abordado do surgimento do Mc, a diferença do Mc para o Rapper, as técnicas, seu desenvolvimento no Brasil.

Reynaldo Reyone Ribeiro, um dos organizadores do evento, falou do poder da música “O discurso de um Mc, quando tem o microfone na mão, é a mobilização e informação transformada em música” afirmou Reynaldo.

Para finalizar o evento foi a vez dos Dj’s, sendo a apresentação um mix entre prática e palestra, ministrado por Guilherme Guimyts Amintas, campeão da primeira Batalha de Dj realizado em Belo Horizonte, e Fernando Matos, foram abordados temas como o surgimento do Dj em Nova York e no Brasil, as diferentes formas de tecnologias disponíveis e técnicas mais utilizadas.


Guilherme Guimyts contou aos participantes um pouco de sua trajetória como Dj, como é feita a preparação para participação em eventos, mostrando quais as técnicas utilizadas em um campeonato, além de falar sobre suas experiências. Já Fernando Matos ressaltou que embora haja novas ferramentas que podem facilitar o trabalho do Dj, nada substitui o vinil.

Andrea Souza Lima, Técnica de Cultura do Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis, falou sobre a importância do evento “O intercâmbio de cultura Hip Hop que aconteceu aqui no EBHC/CRAS Novo Aarão Reis foi muito importante na medida que deu mais força para a manifestação de aspectos desse movimento tais como a dança e o graffite, ambos muito presentes em nosso território. Vários grupos de Breaking da região já se apresentaram no Projeto 5ª Cultural, sempre atraindo um público grande de jovens que vão, de maneira gradual, se apropriando desse espaço” afirmou.

Ainda, de acordo com Andrea, o EBHC/CRAS Novo Aarão Reis pretende trabalhar com o Hip Hop durante todo ano de 2014, abordando o Breacking, MC, DJ e Graffite. No mês de maio está previsto um Workshop que terá a participação de convidados de destaque no cenário Hip Hop, que ministraram oficinas.

Saiba mais:

Cultura Hip Hop e suas manifestações artísticas iniciou nos anos 70 e se espalhou pelo mundo, se tornando conhecida por meio do Breaking, dança que ficou mundialmente conhecida na década de 80 devido aos filmes "Breakdance" título original ou "Beat Street - A Loucura do Ritmo” título usado no Brasil.

Além da dança os filmes também retrataram um pouco do Graffiti Writing, que conhecemos no Brasil como Graffite, é a técnica de estilizar a escrita - tendo como estilos clássicos a tagname, o throw up, o wildstyle e o 3D - somando a alguns desenhos, esta técnica é utilizada tradicionalmente em pinturas em muros, metros, dentre outros locais. Sendo usando a tinta spray como instrumento, no exterior a técnica é conhecida também como Aerosol Art.

O Mc, conhecido como Mcing é a arte de se expressar através das rimas - carregadas pelo "sotaque" característico da região do Bronx que nasce da mistura peculiar de várias etnias - feitas sobre uma base instrumental seca que é criada tradicionalmente pelo Dj, utilizando uma técnica chamada "Merry go round", que é o nome dado ao brinquedo infantil conhecido no Brasil por Carrossel.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: