terça-feira, 18 de março de 2014

Alunas da região Norte são vacinadas contra HPV



Na última sexta feira (14), foi realizada na Escola Municipal Herbert José de Souza, Av. Hum, bairro Novo Aarão Reis, por meio da equipe do PSE (Programa de Saúde nas Escolas) a vacinação de alunas de 11 a 13 anos. A Campanha Nacional de combate ao HPV (Papiloma Vírus Humano), iniciada no dia 10 de março, está sendo realizada nas Escolas e Centros de Saúde da Regional Norte.

Elisangela de Oliveira, enfermeira do PSE, ressaltou a importância da vacina “Essa vacina é contra o HPV, que é umas das causas do câncer de colo de útero, ela é importante, pois vêm com o intuito de diminuir o risco deste tipo de câncer, na Escola Herbert José foram vacinadas 120 meninas” disse a enfermeira.


Segundo a coordenadora da escola, Cândida Letícia, a aceitação das mães foi grande, “Tivemos uma reunião com as mães, e todas aprovaram, acharam muito importante essa campanha” ressaltou a coordenadora. 

A Escola Herbert Souza, também contou a participação do grupo de alunos do 8º período de enfermagem do UniBH durante a imunização. De acordo com a supervisora de estágio e professora do UniBH, Josie Karla, desde o início da campanha, o grupo de alunos vacinou 480 meninas e a expectativa é de que esse número suba para aproximadamente 3 mil meninas nesta faixa etária.

Além da vacinação os técnicos e a coordenação da Campanha da GERASA - Norte (Gerência de Atenção a Saúde-Norte) fizeram a distribuição de panfletos com orientações sobre as ações destinadas a proteção e enfrentamento da violência sexual e exploração do trabalho infantil, atendendo assim uma proposta feita pela COL - Norte (Comissão Operativa Local – Norte).

A vacina será ofertada em três doses, a primeira está sendo durante a Campanha a segunda dose é oferecida nas unidades de saúde do município após 6 meses da 1º dose, a terceira dose deve ser tomada após cinco anos. Os jovens que perderem a data da campanha podem se dirigir em qualquer Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e solicitar a primeira dose. 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: