sexta-feira, 21 de março de 2014

Bairro Tupi recebe cortejo pela paz no evento Ginga Juventude 2014


Neste final de semana, Belo Horizonte vai ecoar o som dos berimbaus, atabaques e pandeiros. A capital mineira recebe nos dias 22 e 23 de março o Ginga Juventude, evento que vai reunir capoeiristas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro para encontros e aulas abertas ao público.

No sábado, dia 22, o grupo se reúne em frente à Escola Municipal Sergio Miranda (Tupi Mirante), no bairro Tupi, onde acontecerá um cortejo pela paz. As atividades também marcam o início do Projeto Escola Aberta na instituição. No ano de 2014, estudantes e demais interessados participarão gratuitamente de aulas de capoeira, música e percussão na escola. O cortejo acontece de 9h a 12h, reunindo capoeiristas, educadores da E.M. Sergio Miranda e comunidade local, que farão uma caminhada pelo bairro com tambores e berimbaus, em uma manifestação pela paz.

O evento que tem apoio da Regional Norte é realizado pelo grupo Oficina da Capoeira desde 2001. De acordo com o idealizador, Raimundo Ferreira de Sousa, ou Mestre Ray, como é conhecido entre os capoeiristas, o evento visa mostrar a força mobilizadora da capoeira, assim como seu potencial educador, e de intercâmbio cultural. “A capoeira é uma grande força para o turismo em nosso país e a maior divulgadora da língua portuguesa no mundo. Hoje, ela está presente em mais de 150 países. E Belo horizonte possui uma história rica e extensa com essa arte, temos muito para mostrar e aprender aqui”, ressalta Mestre Ray.


Programação:

No domingo (23) acontece também uma aula aberta de capoeira no Parque Municipal Renné Giannetti. O grupo se reúne a partir das 9h para as atividades. Para participar, basta energia e boa vontade. De acordo com Mestre Ray, quem ainda não conhece de perto a capoeira e quer se aventurar nessa arte também pode participar. A aula é aberta ao publico e também tem espaço para os iniciantes.



Endereço:

Cortejo pela Paz

Escola Municipal Sergio Miranda (Tupi Mirante), de 9h a 12h

Rua Ministro Oswaldo Aranha esquina com Rua Poeta Raul Bop, Bairro Tupi, Belo Horizonte



Ginga Juventude 2014

Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a partir de 9h

(praça em frente ao teatro Francisco Nunes)

Avenida Afonso Pena - Centro, Belo Horizonte



Mais informações, pelos telefones (31) 8820-6635 ou (31) 8599-6555.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: