sexta-feira, 11 de abril de 2014

Regional Norte debate ações em reunião ampliada do Comitê da Dengue


A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, realizou ontem, quinta-feira, dia 10, a primeira reunião ampliada de 2014 dentro do Comitê Regional de Controle da Dengue. O encontro teve como tema central a discussão dos casos de munícipes com sofrimento mental e sugestivo ao quadro de Síndrome Diógenes (acumuladores de lixo). 


A reunião foi conduzida pelo Secretário Adjunto, Sérgio Miranda, juntamente com o gerente Regional de Zoonoses, Eduardo Del Guerra, com a presença dos gerentes dos Centros de Saúde Jardim Guanabara, São Tomaz, MG20 e Jaqueline II, dos representantes das equipes do Programa Saúde da Família, ACS e ACE, da servidora Vanilza Rodrigues dos Santos, Referência Técnica em Saúde Mental da Gerência de Atenção a Saúde (GERASA), e da Assessora Jurídica da Procuradoria Geral do Município (PGM) na Regional Norte, Amanda Bizone Queiroz, além da presença das demais gerências membros do Comitê. 

Na ocasião foram discutidos quatro casos específicos de sofrimento mental e acumuladores de lixo identificados na região. Essas pessoas, além de não possuírem hábitos básicos de higiene, acumulam em suas residências materiais inservíveis, resíduos e lixo, tornando sua residência e entorno áreas em potenciais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Secretário Adjunto, falou sobre a importância que essas ações de combate a Dengue que envolvem casos de sofrimento mental implicam no trabalho do Comitê “Se cada agente assumir seu papel, trabalhando de forma integrada e responsável, vamos conseguir amenizar o sofrimento que essas pessoas enfrentam consigo, com suas famílias e com a comunidade do entorno, que é diretamente afetada” disse. 

Para o Gerente de Zoonoses, as ações ampliadas têm objetivo não só de amenizar os índices de casos de Dengue na região, mas, contribuir com o controle de outros vetores de zoonoses próximos as áreas onde existem uma grande concentração de lixo, entre outros materiais acumulados “Todos os casos estão sendo acompanhados pelo Comitê de Controle a Dengue por meio das equipes de Zoonoses, Saúde e Social da Regional Norte. Cada área envolvida fará um levantamento do histórico desses munícipes para que sejam tomadas as providências cabíveis a fim de dar maior resolutividade aos casos” afirmou Eduardo. 

A próxima reunião ampliada do Comitê Regional de Controle da Dengue acontece no dia 08 de maio, onde serão deliberadas novas ações dando sequência ao acompanhamento desses casos. 


Síndrome de Diógenes 

Batizada com o nome do filósofo grego do século IV a.C. Diógenes de Sínope, que vivia como um mendigo e dormia em um barril, a Síndrome de Diógenes caracteriza-se pela acumulação de lixo e objetos sem valor, isolamento social, falta de pudor e de cuidados com a higiene pessoal e recusa em receber ajuda. A síndrome não escolhe sexo ou classe social. Apesar de ser conhecida como uma doença da terceira idade, existem relatos desta síndrome em adultos jovens.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: