quarta-feira, 9 de abril de 2014

CRAS Zilah Spósito comemora quatro anos junto à comunidade


O Espaço BH Cidadania/ CRAS Zilah Spósito, (rua Coquilho, 75, bairro Jaqueline),  começou a manhã da última terça-feira (08) em festa, comemorando os quatro anos de existência, para celebrar a data foram oferecidas diversas atividades com uma programação especial para usuários da comunidade, com a participação de aproximadamente 600 pessoas.

O evento preparado pela equipe de coordenação do EBHC/CRAS, contou com o apoio do SESC (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais) que promoveu a Rua de Lazer, apoio da Equipe do anexo do Centro de Saúde Jaqueline que realizou aferição de pressão arterial, controle de glicemia, orientação sobre saúde bucal infantil e planejamento familiar, apoio da Regional Norte por meio da Gerencia de Transferência de Renda e Trabalho com orientação sobre o beneficio do Bolsa Família, da Academia da Cidade com atividades de promoção a saúde e bem estar e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) com um stand de informações sobre o Programa Esporte Esperança que oferece oportunidade para a iniciação esportiva  nas modalidades, Futsal, Jiu -Jitsu, Handbol e Jogos de mesa para crianças e adolescentes de 06 à 17 anos.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 0 a 06 anos, o SCFV de 15 a 17 anos (Projovem) e o SCFV para idosos também participaram do evento promovendo oficinas de pintura facial por meio do Casa de Brincar e inscrição para o Programa Projovem Adolescente 2014, entre outros serviços oferecidos durante toda a manhã. 

A Rua de Lazer ofereceu pintura facial e corporal, brinquedos como balão pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, espaço kids (para crianças menores de cinco anos) e Aero Hockey para os adolescentes.  Os adultos puderam participar das oficinas de artes e criatividade com confecção de porta retrato, chaveiros, bijuterias e colagem em cartões comemorativos. 
Usuária do Espaço BH Cidadania/ CRAS Zilah Spósito, desde a fundação em 2010, a aposentada Terezinha Santos da Silva, é assídua nas atividades do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Novo Astral.  A aposentada que participou de todas as oficinas falou o que deseja ao CRAS neste aniversário “Que o CRAS continue de portas abertas ajudando as pessoas por muitos anos. Muita saúde, felicidade, sucesso e paz para toda a comunidade”.

A Coordenadora do CRAS, Rosana de Fátima Coelho, destacou que a programação preparada para o evento teve o intuito de aproximar ainda mais a comunidade dos serviços ofertados diariamente no espaço “Nossa intenção foi comemorar a data junto às famílias de nossa área de abrangência e promover uma maior apropriação da  comunidade sobre os serviços ofertados no Território e no equipamento” afirmou a coordenadora.

O Gerente de Políticas Sociais, Ademilton Araújo, que compareceu ao evento representando o Secretário Regional Municipal Norte, Elson Alípio Junior, destacou a importância do Espaço BH Cidadania / CRAS Zilah Spósito como um lugar onde os usuários, munícipes e parceiros da rede de proteção social  podem se conhecer, conviver e trocar boas ideias “Comemorar mais um aniversário,  significa reconhecer e valorizar este lugar que é imprescindível no processo de construção e consolidação da política de assistência social, focada na prevenção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Parabéns à equipe pelo trabalho prestado à população".

De acordo com Rosana, o trabalho desenvolvido no CRAS tem como objetivo promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no territórioAs famílias comparecem de forma espontânea aos eventos. Mães, pais ou responsáveis trazem suas crianças para brincar e brincam junto com eles, o que para nós é importante, pois ajuda a fortalecer o vínculo familiar muitas vezes fragilizado. É também uma oportunidade das pessoas se socializarem de forma mais descontraída com seus vizinhos e outros moradores do Território, contribuindo com o fortalecimento dos vínculos comunitários” afirmou Rosana.
O evento contou com a participação dos alunos da Escola Integrada da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, da Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Zilah Spósito, seus familiares, dos idosos do SCFV e de demais membros da comunidade.

Você Sabia:

O Programa BH Cidadania foi implantado em 2010 na comunidade do Zilah Sposito (Bairro Jaqueline) e atende atualmente a 7406 famílias de uma área de grande vulnerabilidade social, identificada por meio de diversos indicadores sociais, com objetivo de descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para dentro da comunidade os serviços públicos que englobam as áreas de educação, saúde, esporte, abastecimento, assistência social, cultura, direitos de cidadania e inclusão digital.  Além das oficinas e atividades ofertadas o EBHC/CRAS cede seu espaço físico para atividades externas de instituições parceiras do Território como reunião do Grupo de Alcoólicos Anônimos, Um dia de Luz e do Grupo de Jovens, Atitude Jovem. 

Confira as fotos do aniversário do EBHC/CRAS Zilah Spósito aqui.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela matéria! Obrigada à GERCOM Norte pela presença!