terça-feira, 1 de abril de 2014

Centro de Saúde da Regional Norte promove ações de saúde para as mulheres




Foi realizado neste sábado (29) no Centro de Saúde MG20, rua Areia Branca, 121, Ribeiro de Abreu, juntamente com a COL (Comissão Local de Saúde) um evento de promoção à saúde dedicada às mulheres. No evento as mulheres receberam flores e participaram de aulas de alongamento de ginástica chinesa “Lian Gong” com a instrutora Paula Cristina. Houve também apresentação musical, o circuito da saúde, onde as mulheres passaram por estações de cuidados. As estações incluíam atendimento odontológico, apresentação da “Agenda da Mulher”, informações do teste rápido para a AIDS e sífilis, atendimento com nutricionista, verificação da situação vacinal, também puderam fazer o teste de glicemia capilar e verificação da pressão arterial, na sala de espera as mulheres participar do momento de recitação de poemas com o tema Lei Maria da Penha.  

De acordo com Moisés Gonçalves, Gerente Administrativo do Centro de Saúde MG20, essa promoção à saúde é importante para as mulheres “A mulher traz um beneficio muito importante para a sociedade, como trabalhadora, mãe, dona de casa, e para isso elas precisam de cuidados, pela questão da violência, de preconceito dentre outras coisas que as fazem sofrer”.

 Moisés esclarecer que a “Agenda da Mulher” serve como um instrumento para que ela tenha um controle do ciclo menstrual, referência de quando deve ser realizado o exame preventivo, a mamografia, sendo essa agenda uma forma para que ela se organize.

 Paula Cristina, instrutora da ginástica há três anos, formada pelo Instituto Mineiro de Tai Chi Chuan, explica qual é a finalidade do Lian Gong “O Lian Gong é uma ginástica chinesa que foi criada pelo médico chinês Dr. Zhuang Yuan na década de 70, na China. O Lian Gong faz bem para o corpo e para a saúde, pois ele trata e previne dores” ressaltou a instrutora. 

De acordo com a participante do evento Narcisa Maura, de 63 anos, ela soube do evento por meio da agente comunitária, “A Alessandra entregou um panfleto para o meu marido e ele me entregou, estou gostando muito, deixei até de passear com meus filhos pra vim participar. As mulher tem que ter amor próprio, porque se nós não nos amarmos não vai tiver ninguém que faça isso por nós, tendo outras pessoas pra incentivar é melhor ainda” ressalta Narcisa ao falar da importância dessa promoção para as mulheres. 

O objetivo dos profissionais do Centro de Saúde MG20 é que esse evento, essa comemoração no mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, seja marcado como um momento de sensibilização e valorização da mulher. 






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: